Segundo profissional, isso dá mais poder na comunicação para as marcas
Em exposição na comissão sobre regionalização, Edward de Sousa, da
Fiat, afirmou que a principal contribuição das agências regionais é na
"criatividade em mídia". "Isso é o que dá o poder para a marca comunicar
da melhor forma possível". Como exemplos de ações coordenadas pelas
regionais, ele citou as definições em mídia out-of-home e os feirões. A
montadora atualmente conta com oito agências para atender as demandas
locais. São elas: Dez, PHD, Ampla, Tom, Duet, 3, OCP, e a Leo Burnett
Tailor Made.
Na introdução dos trabalhos da comssão, João Batista Ciacco,
presidente da Aba (Associação Brasileira dos Anunciantes) e diretor de
publicidade e markeing de relacionamento da Fiat, disse que a a
regionalização é uma vantagem competitiva, o que, no entanto, no pode
significar uma obrigação. "As empresas têm que decidir a partir de suas
estratégias e análises de mercado sobre a adoção desse posicionamento".
De acordo com ele, o desafio na regionalização é conseguir dialogar com
todos os mercados sem romper com o conceito nacional da marca. "Quem
conseguir chegar lá, estará bem. E chegar lá significa pensar e
entender cada mercado de forma estratégica, fazer adaptação inteligente,
para não commoditizar. Quanto melhor for feito isso, maior será o
sucesso da marca em termos nacionais.
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