Com modelos de estreia da marca lado a lado, SUV leva a melhor. Divisão de luxo da Toyota traz conforto, mas com perfil para americanos.
Considere ter de R$ 218.500 a R$ 615.000 para gastar em um carro. Quais
seriam as primeiras marcas a cogitar? BMW? Audi? Mercedes-Benz? Land
Rover? É neste “balãozinho” de opções que a Toyota
quer um espaço. A japonesa traz a partir de 1º de junho a divisão de
luxo Lexus ao Brasil, para aproveitar o crescimento do segmento e
conquistar cifras de quem pode gastar um bom dinheiro em um carro.
Tarefa difícil? Sim, muito — o segmento de luxo vive de imagem.
O modelo de entrada da marca (sai por R$ 218.500) que faz sucesso nos Estados Unidos, embora seja importado do Japão, “fala” inglês. Ao dirigir o IS300 a sensação é de estar em um carro americano, seja um Chrysler ou mesmo um Cadillac. Para quem está acostumado com a “leveza” alemã de linhas e posição de dirigir, vai estranhar o Lexus até “se encontrar” no carro. O IS300 deixa o motorista muito baixo, o que compromete a visibilidade.
O volante não tem empunhadura empolgante e a suspensão transmite ligeiramente para as mãos do motorista as imperfeições do solo. Por outro lado, a coluna de direção é regulável em altura e profundidade, com recolhimento elétrico automático quando o carro é desligado, tornando mais fácil a saída e a entrada no veículo.
Embora tenha um bom espaço interno para quem fica nos bancos da frente, na parte de trás, as pernas dos mais altos podem sofrer um pouco. Mas se tem algo que a Lexus sabe fazer bem é projetar assentos. Os bancos de todos os modelos são extremamente confortáveis. O Lexus IS300 vem de série com acabamento em couro e assentos dianteiros com regulagem elétrica em oito posições e aquecimento e ventilação.
Os principais concorrentes do IS300 (veja aqui ficha técnica completa), segundo a Lexus, são BMW 328i (veja ficha técnica) e Mercedes-Benz Classe C 250 (veja ficha técnica).
A Lexus não define ao certo se o RX350 é um crossover ou um utilitário esportivo. Mas independentemente de classificações, ele é um 4X4 que chama muito a atenção pelas linhas imponentes. Trata-se de um carro de grande espaço interno, com posição de dirigir alta e bem confortável. E, apesar das dimensões que dificultam achar vagas em garagem, ele combina conforto, acabamento luxuoso e dirigibilidade impecável. É o típico carro de alto padrão que o dono tem que aproveitar e não deixar na mão do motorista.
Estabilidade nas curvas e suspensão bem ajustada garantem o prazer de dirigir. O G1 avaliou o modelo na estrada da serra que leva à Campos do Jordão (SP), com curvas bem sinuosas. Embora grandalhão, o RX 350 comportou-se muito bem e passou total confiança ao dirigir. O carro vem de série com freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BA, Controle Eletrônico de Tração (TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade do Veículo (VSC) e Gerenciamento Integrado de Dinâmica do Veículo (VDIM), fora os airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista e passageiro dianteiro.
Sob o capô, o SUV carrega o motor V6 3.5 de 277 cv de potência a 6.200 rpm e 35,3 kgfm de torque a 4.700 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com Shift Gate e Super ECT mais sequencial. O modelo tem tração nas quatro rodas e vem com controle inteligente.
Os principais concorrentes do RX350 (veja ficha técnica), segundo a marca, são Audi Q5 (veja ficha técnica), BMW X5 (veja ficha técnica) e Mercedes-Benz ML (veja ficha técnica).
Pense em um sedã grande. São 5,18 m de comprimento, 3 m de distância entre-eixos e 1,87 m de largura que tornam o LS460 L o modelo ideal para quem só fica no banco de trás do carro e que não se importa em pagar caro pelo metro quadrado: o sedã sai por R$ 615.000. Entre os dons do carro para paparicar seu dono estão - além dos materiais de alta qualidade, com acabamento de couro e madeira -, destaca-se o assento traseiro direito denominado “VIP Seat”, que reclina o encosto e possui apoio para os pés, sistema de massagem (shiatsu e stretch) e relaxamento, ar-condicionado individual com ajuste automático por sensor infravermelho e sistema de entretenimento.
Quando em uso, o VIP Seat também recolhe o banco dianteiro direito para frente, aumentando significativamente o espaço para as pernas para quem se acomoda atrás. Ainda há um airbag adicional aos outros10 presentes no LS460 L que fica no assento do VIP Seat para evitar que o passageiro escorregue por baixo do cinto de segurança em caso de colisão.
Apesar disso, o carro traz uma boa transmissão automática. Com opção de troca de marchas sequenciais, ela tem oito velocidades e usa a tecnologia Super ECT, que trabalha em conjunto com o acelerador eletrônico e gerencia as mudanças de marcha de acordo com o estilo de dirigibilidade do motorista, proporcionando, assim, redução no consumo de combustível.
O apelo de todos os modelos Lexus é o conforto, objetivo que eles realmente atingem. O destaque dos três são os bancos, ergonomicamente desenvolvidos para os ocupantes se sentirem na poltrona da sala de casa. Mas diante dos concorrentes europeus, o modelo que mais marca presença e justifica o custo pelo benefício é o SUV RX350.
Apesar de todos serem fabricados no Japão, o “vício” dos modelos Lexus é ser desenvolvidos para o gosto do consumidor norte-americano, afinal, é o seu maior público. O RX350, apesar de também ostentar tal característica tem uma “levada” mais japonesa e, assim, mais próxima da europeia, que tanto agrada o consumidor brasileiro de produtos de alto luxo.
Da esquerda para a direita: RX350, IS300 e LS460 L (Foto: Divulgação)
Por isso, de uma vez, a marca lança três carros e uma loja de estrutura
tão grande quanto a ambição de estrear no país. Além de serviços
exclusivos e paparicações na assistência técnica, como lavagens
gratuitas, a Lexus oferece todos os modelos com quatro anos de garantia.
O G1 avaliou e comparou os três carros na estreia da marca para descobrir “o que é que a Lexus tem”.
Lexus IS300 (Foto: Divulgação)
Ela tem o sedã IS300O modelo de entrada da marca (sai por R$ 218.500) que faz sucesso nos Estados Unidos, embora seja importado do Japão, “fala” inglês. Ao dirigir o IS300 a sensação é de estar em um carro americano, seja um Chrysler ou mesmo um Cadillac. Para quem está acostumado com a “leveza” alemã de linhas e posição de dirigir, vai estranhar o Lexus até “se encontrar” no carro. O IS300 deixa o motorista muito baixo, o que compromete a visibilidade.
O volante não tem empunhadura empolgante e a suspensão transmite ligeiramente para as mãos do motorista as imperfeições do solo. Por outro lado, a coluna de direção é regulável em altura e profundidade, com recolhimento elétrico automático quando o carro é desligado, tornando mais fácil a saída e a entrada no veículo.
Embora tenha um bom espaço interno para quem fica nos bancos da frente, na parte de trás, as pernas dos mais altos podem sofrer um pouco. Mas se tem algo que a Lexus sabe fazer bem é projetar assentos. Os bancos de todos os modelos são extremamente confortáveis. O Lexus IS300 vem de série com acabamento em couro e assentos dianteiros com regulagem elétrica em oito posições e aquecimento e ventilação.
Acabamento interno do Lexus IS300 (Foto: Divulgação)
O sedã esportivo da Lexus é equipado com motor V6 3.0, com 231 cavalos
de potência a 6.200 rpm e torque de 30,6 kgfm a 4.400 giros. A
transmissão automática é de seis marchas com tecnologia Super ECT, que
permite trocas sequenciais no volante, para aumentar ainda mais o prazer
em dirigir. O propulsor tem bom desempenho e deixa a condução tranquila
nas retomadas, mas faltou esportividade à transmissão, se for levar em
conta que a proposta da Lexus com o IS300 é oferecer um “sedã
esportivo”.
Lexus RX350 (Foto: Divulgação)
Ela tem o RX350A Lexus não define ao certo se o RX350 é um crossover ou um utilitário esportivo. Mas independentemente de classificações, ele é um 4X4 que chama muito a atenção pelas linhas imponentes. Trata-se de um carro de grande espaço interno, com posição de dirigir alta e bem confortável. E, apesar das dimensões que dificultam achar vagas em garagem, ele combina conforto, acabamento luxuoso e dirigibilidade impecável. É o típico carro de alto padrão que o dono tem que aproveitar e não deixar na mão do motorista.
Estabilidade nas curvas e suspensão bem ajustada garantem o prazer de dirigir. O G1 avaliou o modelo na estrada da serra que leva à Campos do Jordão (SP), com curvas bem sinuosas. Embora grandalhão, o RX 350 comportou-se muito bem e passou total confiança ao dirigir. O carro vem de série com freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BA, Controle Eletrônico de Tração (TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade do Veículo (VSC) e Gerenciamento Integrado de Dinâmica do Veículo (VDIM), fora os airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista e passageiro dianteiro.
Interior do RX350 (Foto: Divulgação)
E o desembolso não é tão maior em relação ao IS300. Ele sai por R$
298.000. Também importado do Japão, o carro traz de série os mesmos
itens de conforto do sedã, porém mais opções para os passageiros que vão
no banco traseiro, como descansa-braços central e porta copos.Sob o capô, o SUV carrega o motor V6 3.5 de 277 cv de potência a 6.200 rpm e 35,3 kgfm de torque a 4.700 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com Shift Gate e Super ECT mais sequencial. O modelo tem tração nas quatro rodas e vem com controle inteligente.
Concorrentes Lexus LS460 L (Foto: Divulgação)
Ela tem o LS460 LPense em um sedã grande. São 5,18 m de comprimento, 3 m de distância entre-eixos e 1,87 m de largura que tornam o LS460 L o modelo ideal para quem só fica no banco de trás do carro e que não se importa em pagar caro pelo metro quadrado: o sedã sai por R$ 615.000. Entre os dons do carro para paparicar seu dono estão - além dos materiais de alta qualidade, com acabamento de couro e madeira -, destaca-se o assento traseiro direito denominado “VIP Seat”, que reclina o encosto e possui apoio para os pés, sistema de massagem (shiatsu e stretch) e relaxamento, ar-condicionado individual com ajuste automático por sensor infravermelho e sistema de entretenimento.
Quando em uso, o VIP Seat também recolhe o banco dianteiro direito para frente, aumentando significativamente o espaço para as pernas para quem se acomoda atrás. Ainda há um airbag adicional aos outros10 presentes no LS460 L que fica no assento do VIP Seat para evitar que o passageiro escorregue por baixo do cinto de segurança em caso de colisão.
Detalhes do banco traseiro do LS460 L (Foto: Divulgação)
Para o motorista, resta um volante enorme, uma dirigibilidade sem
grandes surpresas e um banco sem massageador. O motor é um forte V8 4.6
de 32 válvulas, que desenvolve 347 cv de potência a 6.400 rpm e 46,4
kgfm de torque a 4.000 rpm, porém, o carro pesa 1.965 kg (por ordem de
marcha). Então, ele não fica tão ligeiro assim.Apesar disso, o carro traz uma boa transmissão automática. Com opção de troca de marchas sequenciais, ela tem oito velocidades e usa a tecnologia Super ECT, que trabalha em conjunto com o acelerador eletrônico e gerencia as mudanças de marcha de acordo com o estilo de dirigibilidade do motorista, proporcionando, assim, redução no consumo de combustível.
Concorrentes Lexus LS460 L (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os principais modelos que concorrem com o LS460 L (veja ficha técnica), de acordo com a montadora, são Audi A8 (veja ficha técnica), BMW Série 7 (veja ficha técnica) e Mercedes-Benz Classe S (veja ficha técnica).
RX350 vence comparativo entre os Lexus
(Foto: Divulgação)
Quem ganha é o RX350(Foto: Divulgação)
O apelo de todos os modelos Lexus é o conforto, objetivo que eles realmente atingem. O destaque dos três são os bancos, ergonomicamente desenvolvidos para os ocupantes se sentirem na poltrona da sala de casa. Mas diante dos concorrentes europeus, o modelo que mais marca presença e justifica o custo pelo benefício é o SUV RX350.
Apesar de todos serem fabricados no Japão, o “vício” dos modelos Lexus é ser desenvolvidos para o gosto do consumidor norte-americano, afinal, é o seu maior público. O RX350, apesar de também ostentar tal característica tem uma “levada” mais japonesa e, assim, mais próxima da europeia, que tanto agrada o consumidor brasileiro de produtos de alto luxo.
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