Multinacional se aproxima de varejista e acirra briga pela primeira posição no ranking dos maiores anunciantes do País. Também se destaca a alta dos investimentos em compra de mídia das empresas de higiene e beleza
Principal segmento anunciante do País, o varejo ocupa a liderança do ranking Agências & Anunciantes, publicado por Meio & Mensagem,
desde 2003, quando a Casas Bahia ultrapassou a Unilever, que, durante
anos, ocupou a primeira posição na lista. No entanto, a diferença entre
os investimentos das duas empresas, que superava R$ 760 milhões em 2005
(momento em que a verba de marketing da varejista era quase quatro vezes
maior que a da concorrente), agora está em R$ 271 milhões. Essa
diminuição no tamanho do budget promete uma disputa acirrada pela ponta
nos próximos anos.
A Unilever elevou os aportes em mídia em 25%
no ano passado, chegando perto do primeiro bilhão: R$ 995 milhões. A
multinacional deve manter o ritmo acelerado, embalada pela renovação de
70% do portfólio no Brasil, o que incluiu o lançamento da linha de
cuidados para o cabelo Tresemmé (novembro de 2011) e o de uma nova
fórmula do sabão para roupas Omo, neste ano.
A Casas Bahia, por
sua vez, está mais comedida desde a fusão com o Grupo Pão de Açúcar, no
final de 2009. A partir daí, os investimentos da maior bandeira de
varejo do País registraram incrementos modestos, da ordem de 3%, tanto
em 2010 quanto em 2011, quando aplicou o montante de R$ 1,266 bilhão em
compra de mídia. No próprio ano em que o negócio com o conglomerado da
família Diniz foi fechado, a rede reduziu os aportes: queda de 2%, que
resultou na verba de R$ 1,186 bilhão.
A tendência indica que a Unilever poderá retomar o primeiro posto nos
próximos anos, se for mantido esse cenário. Vale ressaltar que os
números do Grupo Pão de Açúcar (18º lugar no ranking dos 300 maiores
anunciantes) e do Ponto Frio (45º), integrantes do mesmo conglomerado de
Casas Bahia, são lançados separadamente na publicação Agências & Anunciantes,
cujos valores são obtidos a partir do cruzamento dos dados do Projeto
Inter-Meios e do Ibope Monitor, considerando os descontos negociados
entre as agências e os veículos para a compra de espaços comerciais. A
edição especial circula com o número 1511 de Meio & Mensagem.
Setores em alta
Outro grande player de higiene e beleza, a Procter & Gamble, também registrou alta expressiva no período. Com forte desembolso em comunicação, que ajudou a expandir o índice de conhecimento da marca institucional de 10% para 74%, aliado ao patrocínio aos Jogos Olímpicos, a companhia aumentou os aportes em mídia em 26%, com a elevação para R$ 372 milhões. Com isso, saltou da décima para a sétima posição no ranking, uma atrás da Reckitt Benckiser (RB).
A RB, outra concorrente de peso do setor de bens de consumo não duráveis, apresentou aumento maior ainda: 32%, com o acréscimo ao orçamento de R$ 415 milhões. No entanto, a maior evolução no Top 10 foi a da Cervejaria Petrópolis, com alta de 50%, passando do nono para o quarto posto e investindo R$ 447,5 milhões, logo atrás da concorrente Ambev, com R$ 516,3 milhões.
Setores em alta
Outro grande player de higiene e beleza, a Procter & Gamble, também registrou alta expressiva no período. Com forte desembolso em comunicação, que ajudou a expandir o índice de conhecimento da marca institucional de 10% para 74%, aliado ao patrocínio aos Jogos Olímpicos, a companhia aumentou os aportes em mídia em 26%, com a elevação para R$ 372 milhões. Com isso, saltou da décima para a sétima posição no ranking, uma atrás da Reckitt Benckiser (RB).
A RB, outra concorrente de peso do setor de bens de consumo não duráveis, apresentou aumento maior ainda: 32%, com o acréscimo ao orçamento de R$ 415 milhões. No entanto, a maior evolução no Top 10 foi a da Cervejaria Petrópolis, com alta de 50%, passando do nono para o quarto posto e investindo R$ 447,5 milhões, logo atrás da concorrente Ambev, com R$ 516,3 milhões.
Confira o top 10 de anunciantes (o ranking com as 300 empresas listadas está na edição especial Agências & Anunciantes, distribuída aos assinantes de Meio & Mensagem):
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