Instituto avaliou intenção de compra do brasileiro no segundo trimestre
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 11, o Provar/Fia e a
Felisone Consultores Associados divulgaram resultados de seus estudos
das intenções de consumo dos brasileiros para o segundo trimestre. Mesmo
com datas fortes do varejo, como o Dia das Mães e Dia dos Namorados, a
expectativa é de crescimento menor que o registrado em 2011, neste
período.
O índice de consumidores que pretendem adquirir bens
duráveis no segundo trimestre é de 58%, 15,2 pontos percentuais (pp)
menos que o período equivalente em 2011. Em relação ao primeiro
trimestre, a queda é de 1,4 pp, com o índice indo de 60,6% para 58%.
Claudio
Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar, deu ideias para
que o varejo reverta as previsões. “É recomendado que sejam viabilizadas
ações para incentivar o consumo, pois há uma retração significativa das
vendas até o final do primeiro semestre, quando a inadimplência deverá
manifestar sinais de arrefecimento”, afirma.
Enquanto agora o
índice de intenção de compra dos bens duráveis é de 58%, no segundo
trimestre de 2011 foi de 73,8%. Algumas cestas de produtos, no entanto,
não tiveram queda, como “linha branca”, “cama, mesa e banho” e “material
de construção”. As que registraram maior intenção de compras foram
“Vestuário e Calçados” (21,2%), “Informática” (11,2%) e “Linha Branca”
(10,2%). Já as categorias que apresentaram maior alta na intenção de
gasto no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro foram:
“Cama, Mesa e Banho” (87,8%), “Cine e Foto” (81,5%) e “Eletroportáteis”
(69,1%).
Base do estudo
A pesquisa
foi realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo e avaliou
intenção de compra e gastos nas categorias Linha Branca;
Eletroeletrônicos; Telefonia e Celulares; Informática; Automóveis e
Motos; Cine e Foto; Material de Construção; Cama, Mesa e Banho; Móveis;
Eletroportáteis; Imóveis; Vestuário e Calçados e; Viagem e Turismo.
Estes três últimos itens foram acrescentados nesta edição da pesquisa. O
estudo avalia também a utilização de crédito nas compras de bens
duráveis.
Além da intenção de compra no mundo off-line, a
pesquisa avaliou a expectativa no e-commerce. Neste caso, o índice foi
calculado com base em amostra de 5.103 pessoas e permaneceu estável em
relação ao primeiro trimestre de 2012 (86,4%) e o segundo trimestre de
2011 (85,8%), neste último caso com leve queda de 0,6 pp.
Reação governamental
Recentemente, o Governo Federal, preocupado com a desaceleração da indústria, e consequentemente do consumo, divulgou medidas para incentivar a produção.
Depois de reduzir o Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) dos itens da chamada linha branca (fogões,
máquinas de lavar e geladeiras), ele estendeu o benefício para os
segmentos de móveis, laminados, revestimentos e luminárias. A alíquota
foi reduzida de 5% para zero, no caso dos móveis; de 15% para zero, no
de laminados e revestimentos; e de 15% para 5%, no de luminárias. As
reduções para a linha branca e as novas categorias valerão até o mês de
junho.
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