quinta-feira, 12 de abril de 2012

Investimento publicitário global de 2011 teve alta em todas as mídias

"Tradicionais" receberam US$ 498 bi, enquanto o digital atraiu US$ 85 bi


O investimento em publicidade, tanto tradicional quanto digital, teve alta global significativa durante 2011, de acordo com dados informados nesta quarta-feira (11) vindos de Nielsen e GroupM. De acordo com a Nielsen, que analisou as chamadas “mídias tradicionais”, o gasto com publicidade no ano passado cresceu 7,3% em relação ao período anterior, chegando ao montante de US$ 498 bilhões. Somente no último trimestre de 2011, a compra de mídia em TV, jornais, revistas e rádio teve alta de 6,2%, chegando a US$ 131 bilhões.

A América Latina teve a principal alta (11,6%), seguida de perto por Ásia-Pacífico (11,5%) e Oriente Médio e Africa (11,3%). A América do Norte teve alta de 1,8%, enquanto a Europa permaneceu praticamente estável, apresentando leve queda, de 0,4%. Entre as mídias, a TV continuou tendo crescimento significativo, de 10,1%, enquanto o rádio cresceu 9,7% em investimentos, as revistas 2% e os jornais, 1,1%.

Entre as categorias, a de vestuário teve o maior crescimento em investimento publicitário, 17,5% durante 2011, enquanto o segmento de healthcare teve alta de 11,2%. Indústria e serviços também ampliaram a compra de mídia superior à de 2010, alta de 8,1%. O segmento automotivo ampliou em 7,5% seus investimentos e o setor financeiro, 6%, enquanto o de entretenimento teve alta de 5% em sua verba.

Digital também cresce

Já o GroupM, braço de mídia do WPP, indica que o meio online também teve resultados significativamente positivos durante 2011, recebendo US$ 84,8 bilhões em investimento, alta de 16%. De acordo com o relatório da empresa, o valor representa 17% do total gasto em publicidade mundialmente no ano passado.

A América do Norte chegou próximo à metade desse valor investido, somando US$ 34,5 bilhões – dos quais US$ 32,2 bi vêm somente dos Estados Unidos. A segunda região a mais investir nos meios digitais foi a Ásia-Pacífico, com US$ 24,8 bilhões, seguida da Europa Ocidental, com US$ 21 bi.

A previsão do GroupM é que a receita proveniente da mídia online em 2012 seja de US$ 98 bilhões globalmente, chegando a aproximadamente 19% do investimento publicitário total ao redor do mundo. Outro dado relevante da pesquisa realizada pela empresa é que, em média, 19% do tempo gasto com mídia entre os consumidores é relacionado com canais digitais e que 5% das compras de varejo de 2011 foram efetuadas via e-commerce.

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