O lançamento da nova geração do Fiat Siena é questão de tempo -- provavelmente de umas poucas semanas. O "segredeiro" Marlos Ney Vidal, jornalista de MInas Gerais que edita o site Autos Segredos, conseguiu novas e elucidativas fotos do modelo, inclusive licenciadas com placas de cor cinza. Ou seja, são unidades destinadas ao uso normal.
Acabou a fase de testes -- flagrada por vários de nossos leitores e, no dia do lançamento do Palio em Belo Horizonte (MG), em novembro de 2011, pela própria equipe de UOL Carros --, e agora começa a fase de especulações sobre como fica a gama da Fiat depois que o novo Siena chegar.
As fotos dão a impressão de que o novo Siena ficou mais encorpado que o atual, e possivelmente maior. Um dos indícios é a vigia entre as portas traseiras e a coluna C, que não existe no modelo 2011. Ela foi instalada justamente pela necessidade de aumentar a área envidraçada para acompanhar o ganho em comprimento -- ou então porque o teto ganhou novo formato, mais arqueado quando desce em direção ao terceiro volume (que também parece maior que o atual). Ou, possivelmente, por ambas razões.
- Dodge Dart: sedã, baseado em um Alfa Romeo, poderia ser um irmão maior do novo Siena
Nota-se ainda a lateral com um vinco ascendente na altura das maçanetas, igual ao do novo Palio. É cedo para cravar, mas esse recurso de estilo pode ter, no sedã, o mesmo efeito que teve no hatch: o de fazê-lo parecer com um arquirrival (Palio e Gol, Siena e Voyage).
O que mais impressiona na principal foto clicada por Marlos, no entanto, é a semelhança (talvez circunstancial) entre as dianteiras do novo Siena e do Dodge Dart, que foi lançado nos Estados Unidos no Salão de Detroit, ainda aberto ao público. Verdade que, decupando o visual dos dois carros, as diferenças vão aparecendo -- mas a curva em "U" aberto feita pelos conjuntos ópticos e pelas grades é a mesma. E tanto Siena quanto Dart parecem mergulhar em direção a quem os observa.
O que mais impressiona na principal foto clicada por Marlos, no entanto, é a semelhança (talvez circunstancial) entre as dianteiras do novo Siena e do Dodge Dart, que foi lançado nos Estados Unidos no Salão de Detroit, ainda aberto ao público. Verdade que, decupando o visual dos dois carros, as diferenças vão aparecendo -- mas a curva em "U" aberto feita pelos conjuntos ópticos e pelas grades é a mesma. E tanto Siena quanto Dart parecem mergulhar em direção a quem os observa.
SIENA DE LADINHO
- Terceiro volume parece ainda mais bojudo; vigia entre porta traseira e coluna C e vinco ascendente marcam a lateral do novo Siena
Vamos às especulações: o Linea, suposto sedã médio (ou, vá lá, premium) da Fiat no Brasil, vai sumir aos poucos, tornado inútil por um Siena maior, mais sofisticado e com opção de motor 1.8. Ou então: novo Siena e o atual Linea convivem por um tempo, até que sejam feitas as necessárias adaptações para que um sedã baseado no Dodge Dart (que, por sua vez, é baseado no Alfa Romeo Giulietta, sendo que todas as marcas são da Fiat), com porte e conteúdo adequados para enfrentar players de porte médio, possa ser lançado no Brasil.
Só para constar: o Dart tem entre-eixos de 2,7 metros, 10 cm mais que o Linea. Mas está na mesma turma dos citados Jetta e Cruze (respectivamente 2,65 m e 2,68 m), de Renault Fluence (2,7 m) e de Honda Civic (2,68 m).
A semelhança "facial" entre Siena e Dart sugere que o primeiro pode ter a função de ajudar o consumidor a se "pré-acostumar" com o segundo, para recebê-lo sem estranhamento como integrante do catálogo Fiat, num futuro a definir. O que pega, por ora, é o fato de o Dart ser fabricado apenas nos EUA, o que deixaria seu preço brasileiro nas alturas devido às taxas de importação (35%) e o regime de IPI elevado para carros de fora do Mercosul e México. Mas quando -- e se -- este último país anunciar que fabricará o Dart, sua vinda ao Brasil será uma certeza.
*Com a colaboração de Marlos Ney Vidal
Só para constar: o Dart tem entre-eixos de 2,7 metros, 10 cm mais que o Linea. Mas está na mesma turma dos citados Jetta e Cruze (respectivamente 2,65 m e 2,68 m), de Renault Fluence (2,7 m) e de Honda Civic (2,68 m).
A semelhança "facial" entre Siena e Dart sugere que o primeiro pode ter a função de ajudar o consumidor a se "pré-acostumar" com o segundo, para recebê-lo sem estranhamento como integrante do catálogo Fiat, num futuro a definir. O que pega, por ora, é o fato de o Dart ser fabricado apenas nos EUA, o que deixaria seu preço brasileiro nas alturas devido às taxas de importação (35%) e o regime de IPI elevado para carros de fora do Mercosul e México. Mas quando -- e se -- este último país anunciar que fabricará o Dart, sua vinda ao Brasil será uma certeza.
*Com a colaboração de Marlos Ney Vidal
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