sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

GM volta a ser a maior do mundo; Volks fica em 2º, e Toyota, ex-líder, em 3º

A General Motors tirou em 2011 o título de maior montadora do mundo da rival Toyota, que caiu para o terceiro lugar -- mas a companhia norte-americana enfrenta o desafio de ficar no topo este ano diante da recuperação da montadora japonesa após desastres naturais. A Volkswagen ficou em segundo, e o grupo Renault-Nissan em quarto.


A GM, que se recuperou de uma situação de concordata menos de três anos atrás, informou na quinta-feira (19) que vendeu 9,026 milhões de veículos no mundo no ano passado, alta de 7,6% sobre 2010. A marca Chevrolet teve recorde de vendas de 4,76 milhões de veículos.

A volta da montadora de Detroit ao topo do ranking acontece depois que a reestruturação financiada por recursos públicos dos Estados Unidos permitiu à empresa reduzir custos.

Acontece também depois que as vendas da Toyota caíram 6% em 2011, para 7,9 milhões de veículos, atingidas por severos cortes de produção após o terremoto e tsunami no Japão e enchentes na Tailândia.

OS QUATRO GRANDES

GRUPO PRINCIPAIS MARCAS VENDAS TOTAIS EM 2011
General Motors Chevrolet, Cadillac, Buick 9.026.000 unidades
Volkswagen Volkswagen, Audi, Seat 8.160.000 unidades
Toyota Toyota, Lexus, Daihatsu 7.900.000 unidades
Renault-Nissan Renault, Nissan, Dacia 7.392.000 unidades

A montadora japonesa está aumentando a produção para reconstituir estoques esvaziados e vai adicionar capacidade em mercados emergentes como Brasil e China este ano. Mas analistas afirmam que a empresa também enfrenta competição mais dura.

"O maior problema da Toyota é que, mesmo antes dos desastres naturais, as vendas não estavam crescendo", disse o analista Kohei Takahashi, do JPMorgan. "O ranking não é tão importante, mas eles precisam de uma estratégia convincente para ampliar as vendas", afirmou, acrescentando que a Toyota está atrás de rivais como a Nissan no lançamento de carros pequenos para mercados emergentes.

EMERGENTES
 
Na tentativa de alcançar as rivais, a Toyota está construindo fábricas no Brasil, China, Tailândia e em outras partes, com meta de vender metade de seus veículos em mercados emergentes até 2015, ante nível de 40% agora.

As vendas globais da Toyota em 2011 incluíram as subsidiárias Daihatsu e Hino Motors e colocaram a montadora atrás da Volkswagen, que vendeu 8,16 milhões de veículos no ano passado e foi a segunda maior do mundo.

As vendas da Toyota também ficaram atrás dos 8,03 milhões de veículos vendidos pela Renault com a parceira Nissan, embora este número inclua 638 mil carros vendidos pela russa AvtoVAZ, na qual o grupo francês detém participação de 25%. Excluindo a AvtoVAZ, a Toyota continuou na frente.

A Toyota não deu previsão de vendas para 2012 para o grupo, mas informou que espera que as vendas da controladora cresçam 20%, para um recorde de 8,48 milhões de veículos. Daihatsu e Hino venderam em conjunto cerca de 850 mil unidades em 2011.

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