A paulista Tatuzinho investiu US$ 350 mil para lançar a cachaça mais luxuosa do mercado
A tradicional branquinha também é sinônimo de luxo e pode custar até R$ 212 mil. Esse é o preço da Velho Barreiro Diamonds, edição limitada da cachaça, com 60 unidades, disponíveis para venda pelo site do produto, que deve ser lançado até o fim dessa semana. Com design da Saverglass, tradicional fabricante de cristais da França, o rótulo é todo revestido em ouro e prata a ainda traz um diamante de 0,70 quilate, além de 211 brilhantes.
Já a bebida, combina uma cachaça envelhecida por cinco anos em toneis de jequitibá, da destilaria Velho Barreiro, localizada em Rio Claro (SP), com uma aguardente oriunda de alambiques feitos de cobre em Miguel Pereira (RJ) e envelhecida em toneis de carvalho pelo mesmo período. O consumidor poderá provar esse mesmo blend a partir de novembro, quando a bebida será comercializada em garrafas tradicionais, com preços entre R$ 90 e R$ 120. O objetivo da ação é valorizar a imagem da cachaça junto a um perfil de consumidores com alto poder aquisitivo. Estima-se que o mercado de luxo cresça entre 16% e 19% nos próximos anos. O faturamento em 2010 foi de R$ 15,1 bilhões, aumento de 22% com relação ao ano anterior.
A iniciativa consumiu um investimento de US$ 350 mil da Indústria Reunidas de Bebidas Tatuzinho – 3 Fazendas (IRBT), que hoje exporta para 42 países da América do Sul, Europa, Estados Unidos e Ásia. Presidida por César Rosa, a empresa produz 65 milhões de litros ao ano, o dobro do volume registrado em 2001. A expectativa da Tatuzinho, que detém 33% de market share na região Centro/Sul, é fechar 2011 com faturamento de R$ 190 milhões, acréscimo de 15% em relação ao ano passado.
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