A América Latina deverá ter uma desaceleração no mercado de Tecnologia da Informação (TI) mas, graças ao papel do Brasil, essa freada não será mais brusca. Essa é a análise da empresa de pesquisas em TI Gartner, que descreveu o cenário nacional do setor como o terceiro que mais crescerá em 2012. "China e India crescerão mais, mas o Brasil deve ser ainda um dos que mais crescerão no ano que vem", disse o vice-presidente de pesquisa da empresa, Peter Sondergaard.
Ainda de acordo com os pesquisadores da Gartner, o Brasil será o único país com mercado relevante na América Latina a registrar crescimento. Enquanto o México deverá ter uma diminuição no crescimento de 3,9% (2011) para 2,5% (2012), em parte por sua proximidade com os EUA, que enfrentam recessão. O Brasil terá um ganho de 0,3 ponto percentual, saindo de 3,6% (2011) para 3,9% (2012), de acordo com as projeções. A Argentina terá uma perda grande, saindo de 6,9% (2011) para 3,6% (2012).
Segundo as projeções, o Brasil aplicará US$ 143,8 bilhões em TI no ano que vem. O número representa um ganho de 10% sobe os US$ 130,6 bilhões movimentados em 2010. Os executivos ainda apostaram que a banda larga fixa deve ficar limitada aos problemas de infraestrutura, mas a banda larga por plataformas móveis devem se tornar uma aposta do setor. De acordo com Sondergaard, os tablets crescerão na preferência do consumidor brasileiro. "A classe média emergente provavelmente deve usar o tablet para acessar as mídias sociais", afirmou Sondergaard durante o simpósio do Gartner em São Paulo. Eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 devem impulsionar a demanda.
Mídias sociais
A análise de mercado apresentada pelos pesquisadores abrangeu ainda o crescimento das mídias sociais aplicadas aos negócios no cenário internacional. De acordo com Nikos Drakos, apesar de a maioria das empresas estar "pobremente preparada", o cenário é de um envolvimento cada vez maior de redes como o Facebook e o Twitter nas vendas e no suporte aos clientes.
A análise de mercado apresentada pelos pesquisadores abrangeu ainda o crescimento das mídias sociais aplicadas aos negócios no cenário internacional. De acordo com Nikos Drakos, apesar de a maioria das empresas estar "pobremente preparada", o cenário é de um envolvimento cada vez maior de redes como o Facebook e o Twitter nas vendas e no suporte aos clientes.
"Muitas vezes, mandar uma mensagem para a @Dellcares ou @deltaassist dá resposta mais rápida do que nos canais comuns", disse Drakos. O pesquisador citou ainda campanhas de marketing viral no YouTube, promoções no Foursquare para clientes que fazem check-in nos estabelecimentos, procedimento adotado por pizzarias e hotéis, entre outros negócios.
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