Com informações referentes ao terceiro trimestre de 2011, o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulga o Índice Geral do Mercado Imobiliário (IGMI-C), apontando que no período, para imóveis comerciais, as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 2,77%, 0,96% e 3,74%, sobre o trimestre anterior.
De acordo com o boletim do Ibre, a rentabilidade obtida quando calculado o retorno do capital vem desacelerando mais intensamente quando comparada com a rentabilidade obtida pelo retorno da renda, impactando diretamente na rentabilidade total do setor.
No primeiro trimestre de 2011, as taxas anualizadas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 13,15%, 6,25% e 20,0%. A mesma tendência da desaceleração mais acentuada no caso do retorno do capital observada na comparação trimestral é observada nesta comparação do terceiro trimestre de 2011 sobre o mesmo trimestre de 2010.
Com este resultado do terceiro trimestre, o acumulado no ano de 2011 para as variações do retorno da renda, capital e total é de, respectivamente, 9,05%, 4,23% e 13,53%. No mesmo período de 2010, estes acumulados eram de, respectivamente, 9,57%, 8,64% e 18,74%.
Ao divulgar os resultados do terceiro trimestre de 2011, o Instituto informa que, “com a venda de alguns imóveis presentes na amostra contrabalançada pelo processo contínuo de adesão de novos participantes, a amostra foi ampliada dos 224 imóveis no segundo trimestre de 2011, para 227 imóveis neste terceiro trimestre".
O Ibre também antecipa que, com base em um fluxo contínuo de informações mensais dos participantes, o IGMI-C continuará a ser calculado e divulgado trimestralmente. A próxima divulgação trará informações do quarto trimestre, fechando o ano de 2011.
Resumo histórico – O Índice Geral do Mercado Imobiliário (IGMI-C), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) foi lançado em fevereiro de 2011, contando com o patrocínio e a colaboração de 26 entidades e empresas dos setores financeiro e imobiliário.
Trata-se de um índice de rentabilidade do mercado brasileiro de imóveis comerciais, cujo objetivo é retratar a evolução da valorização dos preços e dos rendimentos do segmento de imóveis comerciais, em todo o Brasil. Seus criadores e desenvolvedores têm por objetivo tornar o IGMI-C uma referência de rentabilidade de escritórios, galpões e shoppings.
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