segunda-feira, 31 de outubro de 2011

China lidera vendas mundiais de carros em setembro; Brasil é o 6º

A China fechou o mês de setembro como líder em vendas de veículos, com 1,28 milhão de unidades comercializadas, 9,1% a mais do que no mesmo período de 2010. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (31) pela agência Jato Dynamics do Brasil, especializada em informações automotivas. Os dados chineses consideram apenas a venda de automóveis, enquanto os dos demais países incluem comerciais leves.

Para a Jato, o mercado chinês se mostra forte, apesar de enfrentar dificuldades. ”A China depara-se com ventos contrários nos últimos tempos, incluindo os preços elevados dos combustíveis, a eliminação de incentivos, pressões inflacionárias e gargalos de fornecimento em gastos do consumidor. Contudo, considera-se realmente um desempenho de vendas sólido e indica que o mercado está fundamentalmente forte e consolidado”, analisa João Carlos Rodrigues, diretor presidente da agência.
Os Estados Unidos se mantiveram na vice-liderança, com 9,9% de aumento nas vendas em setembro (1,05 milhão de veículos no total). Em terceiro ficou o Japão (456,6 mil), apesar de queda de 2,5% nas vendas. A Grã Bretanha subiu para a quarta colocação, com crescimento  de 0,2% (371,1 mil), que, observa a Jato, geralmente ocorre devido ao período de renovação das licenças dos veículos.
A Alemanha mantém a quinta posição, com alta de 8,1% (299,8 mil). O Brasil, que havia sido o terceiro colocado em agosto, caiu para sexto, com aumento de 0,8% (293,5 mil) em relação ao mesmo mês do ano anterior. A Índia aparece em sétimo, com crescimento de 1,4%, seguida pela Rússia, que teve 26,2% de alta nas vendas, França (2,4%) e Itália (6,7%).
AcumuladoNo acumulado do ano, a China lidera com 10,3 milhões de automóveis vendidos. Na segunda posição, os EUA somam 9,5 milhões de carros, seguidos pelo Japão, com 3 milhões e forte queda de 23,8% na comparação com os 9 primeiros meses de 2010. Em seguida, equilibrados, vêm Alemanha (2,56 milhões) e Brasil (2,52 milhões).
MontadorasNa disputa por montadoras, a Volkswagen retomou a primeira colocação, com alta de 17,8% sobre setembro de 2010. A Toyota, que se manteve estável em relação ao ano passado, está em segundo. Em terceiro aparece a Ford, com aumento de 6,6%. Nissan e Chevrolet inverteram posições e agora mantêm o 4º e 5º lugares, com crescimento de 17,8% e 17,1%, respectivamente. Completam a lista, nesta ordem, Hyundai, Honda, Kia, Renault e Fiat.
"A ambição do Grupo Volkswagen era assumir a liderança mundial de vendas de veículos até o ano de 2018, porém, deverá haver uma antecipação e terminar 2011 já na primeira posição, ultrapassando as americanas General Motors e Ford, além da japonesa Toyota, que vinha se destacando na liderança”, acredita Rodrigues.
No acumulado do ano, a VW registra alta de 17% e lidera com 3,79 milhões de veículos vendidos, com pequena vantagem sobre a Toyota (3,62 milhões), que tem queda de 13,2%. Em terceiro está a Ford, com 3,5 milhões (alta de 10,3%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário