O Ministério da Indústria da China aprovou a criação da marca Tantus, que fará parte das operações da joint venture formada pela Volkswagen e pela fabricante chinesa Shanghai Automotive (SAIC). A nova marca será responsável pelo desenvolvimento de um modelo elétrico que será comercializado em larga escala no mercado chinês. A nova empreitada da VW-SAIC encontrou apoio no governo da China, que está incentivando a criação de marcas locais a partir das multinacionais presentes no país.
O cronograma de desenvolvimento e fabricação do Tantus EV – o primeiro modelo que será comercializado pela nova marca – ainda não está definido, mas a Volkswagen já adiantou a intenção de vender as primeiras unidades a partir de 2013 ou 2014. Em maio, a fabricante alemã firmou acordo com a FAW, de Changchun, outra montadora chinesa com quem mantém parceria naquele mercado. O modelo elétrico da VW-FAW será comercializado sob a marca Kaili.
A SAIC também mantém uma joint venture com a General Motors, e assinou na semana passada um acordo de cooperação com o conglomerado norte-americano para o desenvolvimento de um modelo elétrico para a China. O governo chinês estabeleceu um plano de incentivo à utilização de carros elétricos, e planeja investir US$ 1,5 bilhão, cerca de R$ 2,7 bilhões, a cada ano na próxima década no segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário