quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Salão de Lisboa é cancelado

A Associação Automóvel de Portugal, ACAP, anunciou o cancelamento do Salão Internacional do Automóvel de Portugal 2011, que seria realizado em Lisboa entre os dias 4 e 13 de novembro. De acordo com a entidade organizadora do evento, o cancelamento da mostra se deve “ao significativo agravamento da situação do mercado automobilístico em Portugal”, bem como “às perspectivas negativas para o setor”.


Sem mais explicações, o comunicado termina revelando que a decisão foi tomada por unanimidade das marcas presentes em reunião realizada na sede da ACAP. A última edição da mostra, em 2008, registrou público de 250 mil pessoas. Na ocasião, 35 fabricantes tiveram seus produtos expostos em Lisboa. O salão de 2008 teve 75 estreias nacionais, uma estreia mundial, 14 protótipos, 13 modelos de competição e dois carros de Fórmula 1.


Para a edição de 2011, uma das principais novidades seria a apresentação do conceito BEE, o primeiro veículo a oferecer a mobilidade como um serviço, e não como produto. O protótipo foi desenvolvido por portugueses e sugere que o preço seja cobrado pelo serviço de mobilidade, e não mais pelo valor do produto.


Em agosto, foram comercializados 8.128 veículos leves em Portugal, queda de 31,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o mercado português emplacou 114.310 unidades, queda de 22,5% face aos oito primeiros meses de 2010. A tendência de desaquecimento é sentida, em menos proporção, por toda a Europa, com o acumulado de janeiro a agosto deste ano no continente registrando queda de 1,3% em comparação com o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário