A Toyota começou nesta segunda-feira (26) as vendas de seu primeiro "minicarro" no Japão, o Pixis Space. A submarca “Pixis” vai se concentrar na demanda dos chamados “kei” — carros pequenos, a preços populares, para trajetos curtos. Os minicarros ou "kei" são definidos por lei no Japão e devem ter comprimento máximo de 3,4 m, largura de 1,48 m, altura de 2 m e motor de menos de 660 cilindradas.
O primeiro da linha Pixis, da Toyota, é o Space, baseado no Daihatsu Move Conte. A Daihatsu é um tradicional fabricante de kei car e também o mais antigo fabricante de veículos do Japão e está sob controle do grupo Toyota.
Consumidora compra o Pixis Space em Nagoya, no Japão (Foto: Kyodo News/AP)
Os impostos são mais baixos para os minicarros, que agora compõem cerca de um terço das vendas anuais de veículos no Japão. A Toyota planeja mais dois modelos desse tipo de veículo para o mercado japonês, uma pequena picape derivada do Daihatsu HiJet e uma microvan, ambos serão lançados em dezembro deste ano.
Em 2012, a aubmarca Pixis terá uma versão do Daihatsu e:S, modelo que faz média de 30 km/litro. O lançamento está previsto para o final do ano que vem.
A Toyota tem meta de vender 60 mil unidades de modelos kei por ano no Japão. O Pixis Space tem preços a partir de 1.120.000 ienes (US$ 14.700 ou R$ 29.460). O veículo será vendido em mais de 200 concessionárias Toyota em todo o país.
O Space apresenta um estilo sofisticado de linhas quadradas e está dispoível em oito cores e duas versões de acabamento. De acordo com a montadora, o carrinho faz 25,5 km/l. Isso porque ele conta com transmissão continuamente variável (CVT), para os dois motores disponíveis, o 660 cc KF com comando de válvulas variável dinâmica (DVVT) e o 660 cc KF turbo com intercooler, dando ao veículo alta eficiência de combustível.
Perfil de quem compra um ‘kei car’
Os kei cars são populares não só pelo baixo imposto, mas também porque é o veículo ideal para pessoas que usam carros em trajetos curtos, como para fazer compras de supermercado, bem como com por aquelas que não vêem os carros como símbolos de status — é o caso da geração mais velha no Japão.
Os kei cars são populares não só pelo baixo imposto, mas também porque é o veículo ideal para pessoas que usam carros em trajetos curtos, como para fazer compras de supermercado, bem como com por aquelas que não vêem os carros como símbolos de status — é o caso da geração mais velha no Japão.
Eles também são fáceis de manusear, em ruas movimentadas do Japão, e alguns vêm em bonitos projetos que apelam para os consumidores japoneses. Com a entrada da Toyota no setor, espera-se uma nova fase deste segmento, por causa da forte concorrência.
A Nissan Motor Co, a segunda em vendas no Japão, tem uma parceria com a montadora japonesa Mitsubishi Motors, em que a Mitsubishi faz minicarros para a Nissan. Já a Honda Motor vende diversos modelos de kei cars no mercado japonês. A fabricante vendeu 160 mil minicarros no ano passado, compreendendo cerca de um quarto de suas vendas de veículos totais no Japão.
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