segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cervejas especiais crescem no varejo

Categoria já representa 5% desse concorrido mercado; Pão de Açúcar é um dos varejistas que investe em produtos artesanais


O brasileiro está bebendo mais – e melhor. Rótulos de cervejas especiais, produzidas em microcervejarias, vêm ganhando espaço em supermercados e status na mesa do consumidor. “Aumentou o poder de compra do brasileiro, o dólar caiu, ele passou a viajar mais, a testar novos sabores e percebeu que só tínhamos cereal fermentado no Brasil”, afirma Alexandre Bazzo, mestre-cervejeiro e proprietário da Bamberg, de Votorantim (SP).

Ainda é pequena a representatividade das cervejas especiais no mercado brasileiro, estimada em 5%. Ele é dominado por grandes conglomerados, como Ambev, Schincariol e Petrópolis, que detêm, juntas, 91% de participação. Mas também impressiona o crescimento das pequenas cervejarias, as que produzem artesanalmente, seguindo receitas tradicionais e utilizando matéria-prima especial. Elas representam apenas 0,5% do mercado mas, de algumas dezenas, saltaram para 175 no ano passado, segundo mapeamento da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).


A Colorado, uma das mais antigas fábricas de cerveja artesanal do País, investiu no escoamento dos seus produtos para o varejo. A empresa, criada há 15 anos em Ribeirão Preto (SP), começou produzindo chope para a região, mas decidiu engarrafar a bebida a partir de 2006 para desenvolver o produto em território nacional. Com investimento inicial de R$ 1 milhão, a companhia cresceu 30% em faturamento desde aquele ano.


Os quatro tipos de cerveja da Colorado, que mistura matéria-prima importada com ingredientes nacionais, como rapadura e mel de flor de laranjeira, podem ser encontrados em grandes redes de supermercado, como Pão de Açúcar, Carrefour e Makro. “No supermercado, o foco é direcionado para o público com renda média e alta, que tem consumo moderado e domiciliar”, aponta Marcos Estellita, diretor comercial da microcervejaria.


Hoje a empresa produz 75 mil litros mensalmente e já recebeu pedidos para exportar, mas diz que ainda não pode atender à demanda. “Temos bastante procura para vender lá fora, mas já estamos sofrendo para atender a demanda interna”, diz Bia Amorim, gerente de marketing da Colorado e sommelier de cerveja. A empresa investe agora no reposicionamento de sua marca. Ela contratou a agência de branding experience e de design Commgroup, que também reformulará os rótulos das cervejas. “Nossa retomada da marca é melhorar o entorno da categoria. Não vendemos cerveja, mas cultura cervejeira”, ressalta Bia.


Já a Bamberg, mesmo sem investimento direto em publicidade, trabalha no fortalecimento da marca. A principal plataforma são os eventos que atestam a qualidade dos produtos. “Não investimos na comunicação tradicional, mas em competições e em medalhas”, ressalta Bazza. No início do mês, a Bamberg foi eleita a melhor Cervejaria das Américas, na competição Cervezas de America, que aconteceu no Chile.


Exploração varejista


Atento ao aumento da procura, o Pão de Açúcar está dando treinamento para atendentes em suas unidades. O supermercado quer profissionais que possam dar informações sobre rótulos especiais, como a diferença entre os produtos e dicas de harmonização para os clientes. Cerca de 400 pessoas receberão o treinamento em São Paulo e 100, no Centro-Oeste. O curso também será estendido ao Rio de Janeiro e ao Nordeste.


Foi no começo de 2010 que o supermercado identificou forte demanda pelas cervejas especiais. A rede realizou pesquisas sobre o consumo e visitou empórios, um dos principais redutos para a venda de cervejas artesanais e importadas. Hoje a companhia tem o maior número de rótulos diferenciados, 120 ao todo, o dobro do que possuía em 2010, e trabalha com importação própria. Até o próximo ano, a meta é estar com 200 rótulos, a maioria, de microcervejarias nacionais. “Crescemos 90% em volume de vendas no ano passado. A demanda está alta”, aponta Robson Graspan, comprador de cervejas especiais do Pão de Açúcar.


Para divulgar os produtos, a companhia começou, em julho, a promover feiras nas lojas e oferece 10% de desconto para clientes do seu programa de fidelidade. As feiras contam com demonstradores e degustação, uma forma de apresentar a bebida, além de palestra de fornecedores.


por Keila Guimarães

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