Conheça as embalagens vencedoras da edição deste ano
A Coca-Cola, a Natura e a Kraft Foods foram algumas das empresas premiadas na 11ª edição do Prêmio ABRE, da Associação Brasileira de Embalagem. Ao todo foram escolhidos 31 projetos entre cerca de 400 inscritos, que concorreram sob o ponto de vista de seis módulos: Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão), Marketing e Especial.
Como novidade, a premiação este ano ampliou a categoria Voto Popular, que foi dividida em dois: Voto Popular Profissionais, que reuniu dois mil votos e elegeu a melhor embalagem brasileira de acordo com a visão profissional do setor, e Voto Popular Consumidores, com cerca de seis mil participantes que deram sua opinião via internet.
O destaque do ano sem dúvida foi a Natura, que além de ter sido eleita a empresa do ano conquistou cinco prêmios para as embalagens da linha Ekos Cabelos, criadas pela Tátil Design de Ideias, nas categorias Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais, Embalagem de Família de Produtos, Sustentabilidade, Design Estrutural – Funcionalidade e Marketing – Estratégia de Comunicação.
Veja os outros ganhadores:
- A Kraft Foods recebeu o prêmio na categoria Embalagem de Alimentos Doces pela Halls XS – Slider Box. O projeto foi desenvolvido pela Believe Branding, em parceria com a Brasilgrafica, com o objetivo de lançar um produto inovador para a categoria, com uma apresentação diferenciada e os atributos valorizados pelo consumidor.
- A Sandeleh Alimentos foi a vencedora da categoria Embalagem de Alimentos Salgados com o azeite Dama Hojiblanca, criado pela Indústria da Imagem Design e Sinel System/Grupo Saint-Gobain. O projeto aplicou o rótulo termoencolhível na garrafa de vidro verde para melhorar o aproveitamento do formato tetrafacial da garrafa, aumentando a exposição do produto no ponto de venda.
- A DIA Comunicação levou o prêmio de Embalagem de Bebidas Não-Alcoolicas com a lata da Coca-Cola em comemoração aos 50 anos de Brasília, convertida pela Rexam Beverage. Como resultado, o produto registrou vendas superiores a meio milhão de unidades em dois meses.
- A categoria Embalagem de Bebidas Alcoolicas teve como vencedor a Indemetal Gráficos, pela Cachaça com Arte e Inovação, da Destilaria Mato Dentro. O design do projeto foi criado pela Arbo – Inteligência para a Marca e pretendia trazer apoio e valorização para a cidade São Luiz do Paraitinga, onde é produzida a bebida. Como resposta, foi registrada uma valorização de 280% do produto.
- A Razzo ficou com o primeiro lugar em Embalagem de Higiene e Limpeza com o Razzo Tira Manchas, que teve o design desenvolvido pela XGUIDES e convertido pela Allpac. A ideia era posicionar o sabão em barras no segmento de tira manchas dominado, exclusivamente, por pós e líquidos.
- A Wheaton Brasil foi a campeã na categoria Embalagem de Perfumes, com o Anni, de O Boticário. O design foi assinado pela Lumen Design e tinha como objetivo trazer inovação em um item de perfumaria da marca, adequando os custos de produção ao valor da venda. A embalagem deveria manter a identidade de Annete, produto criado pela empresa em 1984. Com o projeto, Anni superou em 500% a previsão de vendas.
- O Press Kit Anni, de O Boticário, também deu a Brainbox o primeiro lugar em Embalagem Promocional. O objetivo era revitalizar a marca, sem perder a identificação com as antigas consumidoras. Para o projeto foi desenvolvido um “quadro de recordações”, que brincava com as sensações de lembrança do perfume Annete. Ao retirar a tampa, as laterais se abriam, revelando o frasco, com acessórios como flores, que acompanhavam a caixa.
- Em parceria com a Gráfica Meyer, a Design Inverso ficou com o prêmio de Embalagem de Saúde e Farmacêuticos pela Alcachofrax, do Laboratório Catarinense. A ideia era reposicionar o produto, destacando a marca e explorando seus benefícios, o que, segundo a empresa, gerou um aumento de vendas.
- A Hal9000 Comunicação e Design se destacou na categoria Embalagem de Produtos em Geral com as xícaras de café 12 peças Euro Trapezoidal, da SunGuider. A criação atingiu os objetivos de proteção contra quebra durante o transporte e, no ponto de venda, a transparência e a estrutura evitaram furtos de peças avulsas, possibilitando ainda a visualização de produtos quebrados.
- A Marithimus foi a vencedora no quesito Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas), por meio da linha Especialidades do Mar, com design assinado pela Carrara & Carrara e tendo a Rocha Gráfica e Editora como convertedor. A novidade melhorou a exposição dos produtos nos pontos de venda, expandiu os canais de atuação da empresa e aumentou as vendas em 60%.
- O Design Gráfico de Alimentos Doces reconheceu a Packaging Brands como vencedora com o Molico Yogo!, da Nestlé, desenvolvido em parceria com a Multilabel do Brasil. A ideia era posicionar o produto no segmento de iogurtes.
- O primeiro lugar de Design Gráfico de Alimentos ficou por conta da Petersen & Avila, com a linha infantil Mãe Terra Alimentos.
- A FutureBrand BC&H assinou o projeto vencedor na categoria Design Gráfico de Bebidas Não-Alcoolicas, com as Caixas Nespresso, da Nestlé. Hoje, as embalagens estão disponíveis nas boutiques da marca para os clientes que desejam presentear. A Future Brand BC&H também levou o primeiro lugar em Design Gráfico de Bebidas Alcoolicas com a Caixa de Presentes Vinci.
- A Komm::Design Strategy garantiu o lugar mais alto no pódio de Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos com o projeto de Egeo Choc, lançamento mais recente da linha Egeo, de O Boticário.
- A Matriz Escritório de Desenho ficou com dois prêmios, Design Gráfico de Produtos em Geral e Design Gráfico de Família de Produtos, graças à linha Pimpolho Calçados para Bebês, da Brito & Cia. Como resultado, a empresa registrou um crescimento de 25% no faturamento em relação a 2010.
- No quesito Redesign de Alimentos e Bebidas, o destaque ficou para a 100% Design pelo projeto desenvolvido para a Cepêra Alimentos. A reformulação das 120 embalagens distribuídas em oito categorias de produtos teve como resultado uma expectativa de crescimento das vendas em 25% até o fim do ano.
- A Topz Cosméticos liderou o ranking de Redesign de Produtos em Geral com os produtos da linha Estrela Tom & Jerry Bebê Topz, lançada em 2006 e reformulada este ano.
- A Kraft Foods conquistou o prêmio de Design Estrutural – Forma para o Display Ovo de Páscoa Lacta Delice, desenvolvido pela Team Creatif, em parceria com a Brasilgrafica e a PH FIT. O projeto destacou os produtos no ponto de venda durante a data.
- A Multilabel foi a campeã no quesito Tecnologia em Embalagens de Alimentos, com a Família de Requeijão Líder. O objetivo era criar embalagens inovadoras no sistema de rotulagem “In Mold Label”, nunca desenvolvido para copos cônicos de requeijão.
- A Revpack Tecnologia ganhou o prêmio de Tecnologia em Embalagens de Bebidas pela tampa do Cappuccino 3 Corações, desenvolvida pela Dezign com Z. O desafio gráfico era produzir uma tampa injetada em uma peça, em formato de coração, garantindo a não deformação, de acordo com a identidade da marca.
- A categoria Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos premiou a CCL Label pela Biotropic Linha Homem Aranha, com design assinado pela VY2 design.
- A Klabin ganhou o prêmio máximo em Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral pelo projeto do Saco com Alça e Válvula para Selagem por Ultrassom, da Saint-Gobain Produtos Ind. de Construção, desenvolvido pela ADAG Comunicação. A empresa também foi vencedora na categoria Voto Popular Consumidores.
- O Voto Popular Profissionais elegeu a Itaquá como vencedora pela embalagem promocional de Bis, da Kraft Foods. Com design assinado pela Saraguato, o projeto visava o desenvolvimento de um produto para a promoção do chocolate.
- Giuliana Silva e Marcelo Rodrigues, do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, ficaram com o prêmio na categoria Estudantes pelo projeto A Bolsa Amarela. A embalagem foi projetada baseada no livro de mesmo nome, de Lygia Bojunga, fazendo alusão ao mundo criado pela protagonista da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário