“O desrespeito pela faixa de pedestre mata duas pessoas por dia na cidade de São Paulo. A partir de agora, desrespeito à faixa dá multa e pontos na carteira.” Esta é a mensagem da campanha de Proteção aos Pedestres da Prefeitura de São Paulo, criada pela nova/sb.
No primeiro filme, de uma série de cinco e um teaser, o espectador conhecerá a “Faixa de Pedestre”, personagem criado para atrair a atenção do público quanto ao principal problema enfrentado atualmente no trânsito de São Paulo: as mortes por atropelamento. Na cidade, morrem em média 650 pessoas por ano atropeladas. Tanto motoristas como os pedestres ignoram as 90 mil faixas de pedestres espalhadas pela cidade. “Essa é a triste conclusão de um estudo inédito que solicitamos à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o desenvolvimento dessa campanha”, observa o diretor de atendimento da nova/sb, Thiago Furtado.
A pesquisa desenvolvida pela FGV é inédita no país e levantou, analisou e mediu as reações psiconeurofisiológicas de motoristas paulistanos diante de diferentes “formatos criativos”. Usando ferramentas como o eye tracker, a psicometria e eletroencefalogramas, a pesquisa identificou como as pessoas olhavam para diferentes imagens de semáforos, propagandas, ônibus, carros, ambulantes, paisagem. Tudo era percebido, menos a faixa de pedestre.
O desafio foi chegar a um tipo de mensagem que incentivasse o público dentro de um contexto da realidade. “Há uma mensagem lúdica na campanha, sem dúvida, como a Faixa e as situações enfrentadas por ela. A mensagem, no entanto, é séria porque termos duas morte por dia é algo muito impactante”, explica Furtado.
A Campanha de Proteção ao Pedestre é composta por cinco filmes, um teaser, spots, anúncio em revistas e jornais, internet e mídia indoor.
Veja os vídeos:
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