A Coca-Cola Brasil lançou a Bottle-to-Bottle, uma garrafa pet produzida com resina 20% reciclada.
As novas garrafas chegaram nesta terça-feira (6/9) às prateleiras do varejo de Curitiba (PR) e cidades do oeste do estado de São Paulo.
A ideia, de acordo com Rino Abbondi, vice-presidente de técnica e logística da empresa, é oferecer a novidade em todas as cidades-sede da Copa do Mundo em 2014.
"Até 2020, vamos ter 100% do material em todo o país", diz Abbondi.
Inicialmente, o processo, que tem um custo 20% maior com a resina reciclada, foi aplicado às embalagens de 2,5 litros, pela Spaipa, do Paraná, terceiro maior engarrafador da companhia no Brasil.
A avaliação do grupo Coca-Cola é que será possível economizar cinco mil toneladas de resina PET virgem até o final do ano.
Um problema do processo de reciclagem é obter garrafas usadas, que hoje são recolhidas para o uso principalmente pela indústria têxtil. A companhia diz que irá apoiar as cooperativas de catadores por meio de uma melhor remuneração. Hoje, o último membro da cadeia de reciclagem recebe cerca de R$ 4,80.
"Podemos triplicar o valor da remuneração", afirma Marco Simões, vice-presidente de Sustentabilidade da empresa. Estima-se que no elo inicial da cadeia estejam aproximadamente 900 mil catadores no Brasil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova o uso de até 50% de material reciclado nas embalagens de alimentos.
Segundo Abbondi, o fornecedor da resina para a Coca Cola é a CPR Embalagens, localizada no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A meta da empresa agora é encontrar novos fornecedores.
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