Pesquisa da Tetra Pak mostra que 88% dos 6,6 mil consumidores entrevistados preferem embalagens recicláveis
A preocupação com a sustentabilidade cresce em todo o mundo. Mais da metade dos consumidores buscam cada vez mais por produtos com dados sobre o seu impacto no meio ambiente. Esse comportamento foi traduzido em números por uma pesquisa da Tetra Pak. O estudo mostra que quase 70% dos consumidores pesquisaram assuntos relacionados a questões ambientais nos últimos 12 meses, contra 40% em 2005. O índice de consumidores que encaminharam suas embalagens e resíduos para a reciclagem também aumentou, pulando de 70% em 2007 para 90% em 2011.
O estudo indica ainda que 88% dos 6,6 mil consumidores e 200 formadores de opinião entrevistados em dez países preferem embalagens recicláveis e 77% deles afirmam ter comprado produtos cujas embalagens agridem menos a natureza. Cerca de 78% mostram disposição para comprar alimentos ou bebidas em embalagens "verdes" caso esses produtos custem o mesmo valor que os tradicionais. A garantia de qualidade seria a motivação de 74% da amostra para esse tipo de compra. Já o percentual de consumidores que concordam em pagar mais por produtos com embalagens “verde” é de 28%.
O relatório, que comparou os hábitos de consumo entre 2005 e 2011, mostra uma mudança significativa, especialmente no Brasil, China, França, Alemanha e Estados Unidos. O levantamento também analisou o comportamento dos fabricantes de alimentos e varejistas. Neste público, cerca de 83% dos entrevistados indicaram que consideram o impacto ambiental na escolha de soluções de embalagens, seguindo a tendência dos consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário