Na lista de presentes, maior aposta de vendas são os gadgets
Faltando apenas duas semanas para o Dia dos Pais, muitas pessoas já estão procurando e comprando seus presentes para a data. Enquanto os shoppings começam a ficar abarrotados de gente, na internet não poderia ser diferente: a movimentação para o dia 14 de agosto já está ganhando força no e-commerce. Com promoções e ofertas exclusivas, os grandes players já estão se dedicando especialmente para a data.
É o caso da FNAC, que apostou em uma linha de comunicação voltada para os bons momentos vividos na relação entre pai e filho. Relacionando seus produtos com as experiências vividas com os pais, a campanha começou nesta quinta-feira, 28, e contempla – além do site – as lojas físicas, email-marketing e mensagens SMS para os associados da empresa. “O Dia dos Pais é uma data muito importante para a FNAC. Somos uma bandeira que busca atender desde o pai mais tecnológico – que gosta muito de gadgets, por exemplo – como o pai mais ligado em música, livros e filmes”, afirma Paula Reis, diretora de marketing e comunicação da FNAC Brasil.
Os gadgets, inclusive, são a grande aposta da FNAC para a data. E dentre eles destaca-se, claro, o iPad: “Com certeza nossa aposta para o Dia dos Pais são os tablets e gadgets mais tecnológicos. O tablet é uma categoria nova, que está com muita força e procura, e com certeza muitas mães irão atrás de um nas nossas lojas”, afirma Paula. Além dos iPads e derivados, a executiva afirma que outra aposta nova é o blu-ray. “O blu-ray tem uma gama muita grande hoje em dia no Brasil. Certamente é uma boa prenda para qualquer pai”, explica.
Compras coletivas
Outro campo que também está trabalhando duro para a data é o dos clubes de desconto: nos últimos dias, ofertas destinadas aos pais têm dominado os sites de compra coletiva. Segundo Cláudia Woods, diretora de marketing do ClickOn, esse é um ciclo natural do setor: “quando trabalhamos data de varejo, sempre começamos com alguma antecedência, pois sabemos que tem um ciclo entre o usuário fazer a compra, emitir o cupom e fazer o pedido. Até ter o produto em mãos pode demorar uma semana ou mais, então começamos a trabalhar bem antes do varejo tradicional”, explica.
Nas últimas semanas, os usuários do ClickOn puderam deparar com muitas ofertas relacionadas aos eletrônicos – considerados o carro-chefe entre os homens e, consequentemente, para o Dia dos Pais. “Claro que também tem procura pelas outras ofertas, mas vemos que em datas relacionadas a homens, a coisa mais natural é ofertar produtos de perfil eletroeletrônico mesmo”, afirma Cláudia. Desta maneira, produtos como TV’s, computadores e até os próprios tablets figuram entre as últimas ofertas do clube de desconto.
Mas nem tudo está ligado a este setor: Cláudia afirma que também existem alternativas “mais acessíveis” para presentear os genitores nesta data especial. É o caso da oferta de um tênis masculino Reebok, que chegou a vender mais de 1000 pares. ”É uma coisa diferente, foge um pouco desse perfil, mas acreditamos que pela proximidade com a data, está tendo uma procura muito maior do que outras vezes que ofertamos produtos semelhantes”, explica. Para complementar as ofertas, o ClickOn está promovendo também um concurso cultural através de sua página no Facebook.
Em relação ao último Dia dos Pais, Cláudia aponta uma mudança de paradigma no mercado de compras coletivas, analisando que recentemente deu-se início a uma migração da oferta de serviços para a de produtos: contando com parceiros tradicionais do e-commerce brasileiro – como Walmart e Polishop – o ClickOn resolveu apostar nesta mudança de oferta. “Se você analisar historicamente as maiores ofertas e o que sempre deu resultado, vai ver que era sempre em serviços, e não em produtos. Começamos a fazer essa migração e mostrar para os players do mercado que ainda não tinham se aventurado neste universo de compras coletivas o ganho que eles têm anunciando lá”, conclui Cláudia.
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