segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ajinomoto investe R$ 291 milhões no País

Empresa espera ampliar a área de food service, que hoje representa somente 5% das vendas de alimentos

A japonesa Ajinomoto investirá R$ 291 milhões no Brasil nos próximos dois anos para dobrar a capacidade de produção das suas quatro plantas industriais instaladas no País. A fabricante do macarrão Miojo, produzido por meio de uma joint-venture com a Nissin, deve alcançar um faturamento de mais de R$ 2 bilhões no Brasil esse ano, cifra 10% superior ao valor registrado em 2010 e que posiciona o País como o terceiro maior mercado da companhia, presente hoje em 23 países com faturamento global de US$ 14 bilhões em 2010. Brasil e Sudeste Asiático são consideradas as regiões mais estratégias para a expansão da companhia.

O aporte será destinado especialmente para ampliar a área de alimentação fora do lar, chamada food service, equivalente hoje a apenas 5% das vendas de toda a divisão de alimentos, que responde por 35% da receita, a maior do grupo. A expansão deve acontecer por meio da venda de produtos que não fazem parte do mix ofertado pelos supermercados, como azeite, molho de tomate e purê de batata. A expectativa é que essa área cresça 54% na Ajinomoto, enquanto o mercado deve alcançar um aumento de aproximadamente 16%. Em 2010, o food service faturou R$ 75 bilhões, contra R$ 50 bilhões em 2007.

Ajinomoto opera também nas áreas de "food ingredients" (glutamato monossódico e outros aditivos para a indústria alimentícia), que participa com 25% das vendas; nutrição animal (aminoácidos aplicados em ração, especialmente de aves e suínos), que fica com 30% de representatividade; e "AminoScience" (aminoácidos para indústrias de cosméticos e farmacêutica), que gera 10% dos negócios.

O glutamato monossódico é o carro-chefe da empresa. Naturalmente encontrada em tomates maduros, frutos do mar, queijo parmesão e até no leite materno, essa substância é consumida em peso por meio do Ajinomoto, nome comercial do glutamato monossódico, que significa "a essência do sabor", descoberta feita em 1908 por Kikunae Ikeda, professor da Universidade Imperial de Tóquio, que identificou um quinto gosto percebido pelas papilas gustativas, além do doce, salgado, amargo e azedo.

Dona de marcas como o tempero Sazón, a sopa individual Vono e o adoçante MID, a Ajinomoto fabrica a enzima Activa (que liga pedaços de carne para transformá-los em uma só peça) e a linha de tensoativos Amisoft (que confere efeito hidratante a sabonetes e xampus).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário