segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conheça o P 270 o mais novo semipesado da Scania

Atualmente a Scania vende no Brasil uma interessante gama de caminhões semi-pesados, os modelos são ideais para aplicações urbanas cobrindo médias distâncias entre cidades. Os modelo da marca para este segmento são o P 230 e o P 270.

 
O Scania P 270 é oferecido em duas versões com tração 4×2 ou 6×2.

Na versão 4×2, são oferecido três tipo de configurações entre eixos (4.70m, 5.10m e 6.3m), já o P 270 6×2 possui as seguintes medidas de entre-eixos 5.10, 5.50 e 6.30 metros, isto faz com que o caminhão semipesado da Scania se adapte a vários tipo de implementações, como baú, carga seca, frigorifico, sider e tanque.

Um dos pontos fortes do Scania P 270 é ele possui itens dos caminhões maiores, por exemplo a versão P270 6×2 vem de série com suspensão a ar, algo pouco visto nos caminhões desta categoria, há bolsões de ar em cada suspensão do caminhão, a regulagem de pressão interna dentro deste bolsões, é regulada automaticamente de acordo com a necessidade, mantendo a altura do veículo sempre a mesma, independente da quantidade de carga que se leve, o que na pratica torna o caminhão mais estável e seguro, principalmente em curvas e frenagens, além de tornar a vida do motorista dentro da cabine mais confortável, já que a suspensão a ar absorve melhor as imperfeições do solo. Este sistema permite ainda ao motorista através do computador de bordo saber quanto o caminhão está levando cada um dos eixos traseiros, evitando surpresas na hora de passar pela balança.

Interior

A cabine também é herdada dos caminhões maiores da Scania, além do visual imponente, ela possui bastante espaço, para o P 270 são duas opções de cabine CP 14 (sem leito) e a CP 19 (com leito), a ergonomia agrada, e para ajudar o banco do motorista traz sistema de suspensão a ar, e volante permite diferentes posições, o painel foi projetado para facilitar a vida do motorista, com o console com os botões voltados ao motorista.

Como opcional está ar-condicionado, banco duplo, defletores a ar, rádio CD Player, preparação para rádio PX, cabine sem cama, além do Scania Opticruise o já conhecido câmbio automatizado. 

Motor e câmbio

O motor do Scania P 270 é dotado de um conhecido motor eletrônico 9 litros, 5 cilindros em linha, com turbo e intercooler, capaz de desenvolver 270 hp de força e um torque máximo de 125 kgfm (1250nm), atingido entre 1100 a 1400rpm, ou seja já com o motor em baixas rotações o motorista pode usar toda a potência disponível, o que torna o P 270 bastante ágil, a Scania afirma que este torque é 50% maior que os concorrentes desta categoria. A marca afirma também que o P270 possui a maior velocidade média do segmento.

Tanto o P 270 4×2 quanto o 6×2 vem com uma caixa de câmbio manual de 8 velocidades (GR801).

Dimensões e capacidades:

O Scania P 270 tem PBTC (peso bruto total combinado) de 45 toneladas, na versão 4×2, o Peso Bruto Total Técnico (PBT) é de 18.600 kg, já o Peso Bruto Total Legal é de 16.000kg, o caminhão tem capacidade máxima de tração (CMT) de 66.000kg. O eixo traseiro comporta até 11.500kg, enquanto o eixo dianteiro 7.100kg.

Já a versão P 270 6×2 tem peso bruto total de 45 toneladas, seu PBT técnico é de 26.100kg, enquanto o PBT legal é de 23.000kg, a capacidade técnica do bogie é de 19.000kg (10.500+8.500), já a capacidade máxima de tração é de 66.000kg.

Confira nos links abaixo os dados técnicos do Scania P 270;
Dados técnicos Scania P 270 4×2
Dados técnicos Scania P 270 6×2:
Confira abaixo os preços e versões do Scania P 270
Lembrando que este valores são preços médios de tabela, consultados na tabela FIPE e inclui apenas algumas versões básicas, para valores exatos favor entrar em contato com uma concessionária autorizada Scania.
Scania P 270 B 4×2 R$ 194.058
Scania P 270 A 4×2 R$ 249.850
Scania P 270 B 6×2 (3 eixo) R$ 223.100
Ficha técnica resumida Scania P 270:
P 270 4×2
Informações Técnicas:
Peso Bruto Total (PBT) – 18,2 toneladas
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) – 45 toneladas
Carga Máxima Total (CMT) – 66 toneladas
Diferencial – R 780
Caixa de câmbio – GR 801
Motor
Scania DC9 12 270
Configuração de cilindros 5 em linha
Cilindrada (litros) 9
Potência Máxima (hp@rpm) 270@1.900
Torque Máximo (nm@rpm) 1250@1.100 a 1.400
Nível de emissões: Conama Fase P5 (Euro 3)
P 270 6×2
Informações Técnicas:
Peso Bruto Total (PBT) – 20 toneladas
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) – 45 toneladas
Carga Máxima Total (CMT) – – 66 toneladas
Diferencial – R780
Caixa de câmbio – GR801
Motor
Scania DC9 12 270
Configuração de cilindros 5 em linha
Cilindrada (litros) 9
Potência Máxima (hp@rpm) 270@1.900
Torque Máximo (nm@rpm) 1250@1.100 a 1.400
Nível de emissões: Conama Fase P5 (Euro 3)

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