Em vez de cartas, tweets. Em vez de jornal, uma página no Facebook. A partir desta quinta-feira, 2, o Diário Catarinense vai recontar os passos que levaram à Tomada de Laguna e culminaram na Proclamação da República Juliana, em 1839 - e um dos principais eventos históricos de Santa Catarina -, usando as mídias sociais Twitter e Facebook. Até o dia 15 de novembro, o leitor poderá acompanhar a saga do italiano Giuseppe Garibaldi, que queria o fim da monarquia e o início da República, pela internet e nas páginas do DC.
Por meio de contas no Twitter representando as principais figuras envolvidas no episódio e de uma página no Facebook com os detalhes da história, os internautas reviverão os acontecimentos tais como eles ocorreram, há exatos 172 anos. As datas e horários serão respeitados sempre que houver suficiente embasamento histórico, de maneira a montar uma narrativa "em tempo real". As cartas trocadas, os ofícios expedidos, os jornais publicados virarão frases de até 140 caracteres postadas pelos dez personagens criados no projeto "DC tuitando a #tomadadelaguna".
Giuseppe Garibaldi, no caminho para trazer suas barcas de Camaquã (RS) a Laguna (SC), postará sua localização geográfica via Foursquare. A rede social é usada pelos aficionados por celular e mobiles para compartilhar automaticamente o local em que estão pelo GPS, fazendo check-in onde chegam. Além do Foursquare, Garibaldi postará fotos do caminho via Instagram - um aplicativo do Iphone de compartilhamento de fotos instantâneas.
Os tweets dos diversos personagens serão centralizados em uma lista, que ordenará a história de forma cronológica e poderá ser seguida por qualquer pessoa que tiver uma conta no Twitter.
Veja um vídeo sobre a ação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário