Depois de apresentar clientes de peso nos últimos meses em um de seus focos de atuação, voltado ao gerenciamento da carreira de atletas de alto rendimento – entre eles o lutador Anderson Silva, o jogador de futsal Falcão, as promessas Lucas e Neymar e o surfista Danilo Couto – a 9ine começa a engordar também sua carteira de clientes corporativos. Um mês depois de anunciar a GSK em seu portfólio e uma semana após se confirmar como a nova responsável por toda a comunicação publicitária da Duracell (leia mais abaixo), a agência de Ronaldo com o WPP agora celebra a conquista do Extra, uma das principais redes de hipermercados do Brasil.
A operação foi selecionada após concorrência com outras três agências e terá a missão de potencializar o patrocínio da marca à Seleção Brasileira, capitaneando ainda todas as ações do Extra ligadas ao futebol. “A 9ine foi a empresa escolhida pelo Grupo Pão de Açúcar para conduzir a estratégia de ativação de futebol da marca Extra. Todas as ações ligadas a essa modalidade, com destaque ao patrocínio à Seleção Brasileira, fazem parte dessa parceria. Contar com uma agência com conhecimento e trânsito no mundo do futebol certamente contribuirá para elevarmos as ações relacionadas a esse esporte a outro patamar em nossa marca”, explica Cristina Serra, diretora de marketing do Grupo Pão de Açúcar. Segundo a executiva, as iniciativas voltadas a outros esportes e campanhas institucionais ou de varejo permanecem na carteira da P.A. Publicidade, com estratégias online a cargo da Garage.
“A ideia é que a gente ajude o Extra a ter mais visibilidade como patrocinador da CBF. Para isso, desenvolvemos um plano com uma série de ações, que vão desde campanha de mídia tradicional a eventos e ações de relações públicas. O planejamento é completo e vai até o final de 2014”, acrescentou Evandro Guimarães, diretor de operações da 9ine. A parceria da agência com seu mais recente cliente também deve se estender ao Paec (Pão de Açúcar Futebol Clube), time fundado em 2003 pela empresa para dar oportunidade a jovens talentos e que, atualmente na série A2 do Campeonato Paulista, carrega a identidade do Extra em sua camisa.
Ao contrário da Duracell, que além de entregar sua conta publicitária à 9ine elegeu Ronaldo como garoto-propaganda, o contrato com a marca do Grupo Pão de Açúcar não envolve a imagem do Fenômeno, apenas sua atuação como líder da agência. Porém, um vínculo mais profundo pode acontecer futuramente, mesmo que independente do atual. “Ainda não definimos a estratégia de comunicação para as futuras campanhas relacionadas ao futebol. Se concluirmos que devemos adotar um garoto-propaganda e caso a imagem de Ronaldo seja a mais adequada, certamente poderemos tê-lo como ícone das nossas ações no assunto”, analisou Cristina. “Fomos procurados como agência. Os contratos pessoais que o Ronaldo fecha são independentes da 9ine. Existe a possibilidade de haver mais essa parceria, mas é algo totalmente desvinculado com o compromisso que há hoje entre Extra e 9ine”, complementou Guimarães.
Full service
A 9ine deve ter uma evolução natural em sua estrutura e número de funcionários de acordo com os novos clientes que vem aportando na agência. Fugindo da imagem que ficou marcada no início de suas operações, de se dedicar quase que exclusivamente ao marketing esportivo e especialmente à carreira de atletas, a agência pretende, cada vez mais, se mostrar como full service e apta a atender qualquer anunciante. “Já temos 20 profissionais em nossa equipe. Não é uma estrutura engessada como as grandes agências tradicionais, mas contamos com um time multidisciplinar e de perfil sênior. Nosso objetivo é crescer com uma carteira abrangente, atuando tanto para clientes corporativos como para atletas, mas oferecendo todo tipo de serviço de publicidade. Temos uma proximidade natural com o esporte, especialmente por causa do Ronaldo, mas não vamos nos limitar especificamente a isso”, garantiu o diretor de operações da 9ine.
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