Por duas vezes na mesma semana, a Africa chamou atenção dos internautas. Primeiro com o lançamento do videoclipe para a música Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, em uma campanha da Vivo para comemorar o Dia dos Namorados. Agora, a agência foi acusada de plágio por conta de uma ação de 2002 que, coincidência ou não, usava a mesma música para divulgar uma empresa de telefonia.
Surgiu na quinta-feira, 9, também no YouTube, a versão criada pela Salles D’Arcy - hoje Publicis Brasil – para a operadora Algar Telecom Leste (ATL) – atual Claro. Os comerciais usam o mesmo princípio criativo, com um clipe contando a história da música. Mas o antigo tem apenas 1 minuto e mostra só trechos da criação de Renato Russo cantados por outro músico, enquanto o atual tem pouco mais de 4 minutos e usa a canção original.
A versão da Africa já teve mais de 2,8 milhões de visualizações no YouTube; só no Adnews, mais de 15 mil internautas conferiram a ação. Em entrevista ao Blog do Adonis, o copresidente e diretor de criação da agência, Sergio Gordilho, disse que se trata de "coincidência" usar uma mesma música em um mesmo segmento.
Quando falou sobre a ação ao Adnews, o criativo já havia admitido que sabiam da existência de outras versões: "Não fomos os primeiros e não seremos os últimos a homenagear os namorados com essa música, mas da forma que foi feita é novo." (Veja aqui).
"Não conhecíamos esse trabalho, feito para o mercado de varejo do Espírito Santo", afirmou ao Blog. "Através de pesquisa descobrimos mais de 90 peças baseadas nessa música, com desenho, com filme, com duas meninas."
Veja os vídeos:
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