segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que os carros mais baratos do Brasil oferecem

 

Com a chegada do Chery QQ, esquenta a disputa pelo título de melhor custo-benefício entre os carros populares

1. Chery QQ

Preço médio segundo tabela Fipe: 23.283 reais
Preço sugerido pela montadora: 22.990


O Chery QQ chegou há praticamente um mês no Brasil. O tempo é curto, mas foi mais que suficiente para torná-lo centro de uma discussão que vem inflamando ânimos entre internautas e aficionados por veículos. O motivo? O preço do compacto. Anunciado por 22.990 reais e vendido por 23.283 em média, o QQ ganha as pistas com o carimbo de carro mais barato do país. O apelo ganha ainda mais relevância diante dos seus itens de série: ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag, faróis de neblina, travas e retrovisores elétricos. Em suma, o que costuma ser comprado à parte nos carros populares, integra o pacote que já vem de fábrica no QQ. Freios ABS, alarme antifurto, limpador e desembaçador traseiro, faróis com regulagem de altura e rádio com CD, entrada USB e MP3 completam essa lista.
Aventada quando o assunto são carros chineses, a segurança oferecida pelo QQ permanece uma incógnita. Em 2006, ele passou por um crashtest no padrão do EuroNCap e o resultado foi desalentador. A Chery defende que reforços estruturais foram feitos desde então. Como o veículo ainda não passou por teste semelhante - assim como os nove outros carros deste ranking - não dá para afirmar se ele realmente perde de lavada. O que se sabe é que, por ora, são apenas 73 revendas da Chery no país. Ainda é cedo para avaliar sua aceitação junto ao público brasileiro e a disponibilidade de peças no serviço ofertado pela rede. Segundo a Quatro Rodas, rumores dão conta que um motor flex deverá aportar por aqui no próximo ano. Por enquanto, o QQ só é encontrado em uma versão: 1.1 a gasolina. O eventual anúncio pode implicar expressiva desvalorização para os modelos que não rodam com etanol.

2. Uno Mille Fire Economy

Preço médio segundo tabela Fipe: 25.066 reais
Preço sugerido pela montadora: 23.220 reais
O Uno Mille é um velho conhecido dos consumidores. Sua estreia por aqui remonta ao início da década de 80. Desde então, o carro mantém suas famosas linhas retas. Se deixa a desejar em estilo, há uma razão clara para o veículo continuar sendo produzido pela Fiat e, principalmente, comprado pelos brasileiros. Com motor 1.0 bicombustível, o Uno Mille sempre encabeçou a lista dos carros mais baratos e econômicos. Hoje, ele é vendido por uma média de 25.066 reais, embora o preço sugerido pela montadora seja de 23.220 reais.

Os custos de manutenção são baixos e a depreciação sofrida também joga a favor do carro, com uma desvalorização de apenas 9,9% em um ano. Por esse valor, contudo, o Mille chega pelado à garagem do motorista. Colocar vidros elétricos, limpador traseiro, comando interno de retrovisores, som, direção hidráulica e ar condicionado

3. Renault Clio Campus

Preço médio segundo tabela Fipe: 25.785 reais
Preço sugerido pela montadora: 25.050 reais

Com três anos de garantia, o Clio aumentou seu apelo junto aos motoristas. É verdade que alguns itens de série do passado já não podem mais ser encontrados nem entre os opcionais, como airbags e freios ABS. Ainda assim, o carro oferece um acabamento mais caprichado que seus concorrentes e um motor com quatro válvulas por cilindro. Abastecido com álcool, o propulsor 1.0 16v empresta até 77 cavalos de potência às rodas do compacto.

Apesar do pacote de fábrica não ser exatamente generoso, ele bate o de alguns concorrentes, reunindo ar quente, para-choques na cor do veículo, retrovisores com regulagem interna e desembaçador do vidro traseiro. Entretanto, o Clio sofre com menor liquidez na revenda, o que se reflete na desvalorização sofrida em um ano, da ordem de 14,4%. Outro revés é a falta de atualização do modelo, que há tempos não recebe grandes intervenções estéticas.

4. Effa M100

Preço médio segundo tabela Fipe: 25.980 reais
Preço sugerido pela montadora: 24.500 reais
A estreia do M100 da Effa fez barulho em 2008. Assim como o Chery QQ nos dias de hoje, a minivan chinesa prometeu na época aliar um preço atrativo a uma boa gama de itens de série. Pelo que o carro oferece, o valor continua em conta: uma média de 25.980 reais para um veículo com ar condicionado, travas e vidros elétricos, destravamento à distância e dois anos de garantia. São 320 litros no porta-malas, contra valores que vão de 260 a 290 litros nos concorrentes. Mas três anos depois de chegar ao Brasil, o M100 não caiu no gosto do público. No ano passado apenas 425 deles ganharam as ruas, contra mais de 293.606 unidades do campeão Gol. 
O tamanho da rede de concessionárias não ajuda o M100 a surpreender nas vendas. Não são sequer 70 revendas. Se por um lado a baixa quantidade de veículos ajuda o preço do seguro a ficar em conta, por outro, aumenta o potencial de desvalorização quando o motorista quer se desfazer do carro. O desempenho também não chega a impressionar. Em teste realizado pela revista Quatro Rodas, o M100 demorou 23,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A título de comparação, o Uno Mille atingiu a marca em 17,1 segundos.

5. Fiat Palio Fire Economy

Preço médio segundo tabela Fipe: 26.657 reais
Preço sugerido pela montadora: 26.570 reais

Pelo preço de tabela da Fiat, a versão de entrada do Palio custa 3.350 reais a mais que o Uno Mille - veículo mais barato da montadora italiana. Aparentemente, não há dúvidas que o Palio ganha em modernidade, com um projeto mais atual e direção hidráulica de série. Diferentemente do Mille, o carro também vem com econômetro, que ajuda o motorista a poupar combustível, além de para-choques na cor do veículo. Para incrementá-lo com ar condicionado, travas e vidros elétricos, entretanto, é preciso desembolsar mais 3.710 reais.

Desde o lançamento do Novo Uno, o Palio vem sofrendo com a migração de compradores. Mesmo assim, o índice de desvalorização permanece baixo: 9,8% em um ano. Assim como o Mille, o veículo também conta com a extensa rede de concessionárias da Fiat

6. Chevrolet Celta Life

Preço médio segundo tabela Fipe: 26.923 reais
Preço sugerido pela montadora: 26.115 reais

Aliando rapidez e economia, o Celta costuma ser lembrado pelo bom desempenho e consumo moderado. Em um comparativo entre QQ, Clio, Gol, Ka, Uno Mille e Celta realizado pela revista Quatro Rodas em março deste ano, o carro da GM saiu na frente e levou o título de escolha mais acertada entre os populares. Entre suas maiores vantagens, está o "conjunto mecânico eficiente". Por um preço médio de 26.923 reais, o motor 1.0 VHCE Flexpower desenvolve uma potência de até 78 cavalos.


Contra o Celta, pesam o valor da cesta de peças de reposição e do conjunto de revisões. Ainda assim, esses preços não se distanciam com folga dos outros concorrentes. O conjunto com pastilhas, kit de embreagem, amortecedores, farol esquerdo, capa de para-choque e retrovisor esquerdo sai por 1.901 reais. As mesmas peças para o Gol, segundo mais caro nesse quesito, são compradas por 1.574 reais.

7. Fiat Uno Vivace

Preço médio segundo tabela Fipe: 27.521 reais
Preço sugerido pela montadora: 26.490 reais


Lúdico, colorido, arredondado. Os adjetivos que nada condizem com o tradicional Mille caíram como uma luva para a nova versão do Uno, lançada no ano passado pela Fiat. Sucesso de vendas, o veículo quase foi abortado pela Fiat com a crise de 2008. No fim das contas, o projeto vingou e logo caiu nas graças dos consumidores brasileiros. O preço, entretanto, não é dos menores. Por 27.521 reais em média, o modelo de entrada do Novo Uno conta com indicador de consumo instantâneo, o chamado econômetro. E só.


Para adicionar ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro, retrovisores com comando interno e os famosos adesivos de personalização, o motorista desembolsaria mais 4.370 reais, fazendo o compacto cruzar a barreira dos 30.000 reais.

8. Volkswagen Gol G4

Preço médio segundo tabela Fipe: 27.706 reais
Preço sugerido pela montadora: 26.160 reais
De 1980 até hoje, o Gol passou por várias gerações. Algumas décadas e muitas mudanças depois, ele ainda não foi destronado da lista dos carros mais vendidos do país. Muitos atribuem a fama à tradição e robustez do carro. Milhares de unidades chegam às ruas todos os meses - só em abril foram mais de 22.000 - e acabam retroalimentando essa cadeia. No fim das contas, fica mais fácil repor as peças (são mais de 600 concessionárias autorizadas) e trocar o carro sem perder tanto dinheiro. 
Esses mesmos motivos colocam o Gol na mira dos ladrões, contribuindo para que o preço do seguro seja salgado. Vale lembrar que o veículo também vem pelado na sua versão mais econômica. Por uma média de 27.706 reais, o motorista só terá econômetro e banco com regulagem de altura.

9. Peugeot 207

Preço médio segundo tabela Fipe: 28.916 reais
Preço sugerido pela montadora: 29.900 reais
Diferente de todos os carros da lista, a versão de entrada do Peugeot 207 conta com motor 1.4 Flex. Com isso, o veículo que veio para substituir o 206 no segmento apresenta a maior potência máxima do ranking: 82 cavalos. O compacto da montadora francesa também é o único a entregar um preço médio mais baixo que o indicado pela montadora. 
Entre os itens de série, estão desembaçador de vidro traseiro, lanternas de neblina, retrovisores com regulagem interna, ar quente, coluna de direção com regulagem de altura e para-choques na cor da carroceria.

10. Ford Ka

Preço médio segundo tabela Fipe: 29.590 reais
Preço sugerido pela montadora: 25.420 reais


Conforme denuncia sua posição, o Ka fecha o ranking como o mais caro da lista. A diferença entre o valor sugerido pela montadora e a média encontrada no mercado também é a maior entre os populares. Dentre seus atributos positivos, estão trava elétrica e alarme de série, com controle no chaveiro. O design foi reformulado e o aproveitamenteo do espaço interno do veículo é apontado como um de seus trunfos - apesar das dimensões reduzidas.


Do lado negativo, o compacto da Ford é um dos mais bebedores da turma. No comparativo da Quatro Rodas entre QQ, Clio, Gol, Ka, Uno Mille e Celta, o consumo do carro ficou em 7,4 km/l na cidade. Quem quiser um veículo de quatro portas também não poderá contar com o Ka, que só é vendido com duas. E por 29.590, apenas aquecedor e desembaçador traseiro completam o pacote que já vem de fábrica.


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