A Kia foi a marca que mais aumentou as vendas de carros e comerciais leves no primeiro quadrimestre deste ano, entre as dez primeiras do ranking. A empresa coreana vendeu de janeiro a abril 25.038 unidades, ante 15.053 no mesmo período do ano passado, o que resultou num crescimento de 66,3%, graças às boas vendas especialmente do Sportage, Cerato, Soul e Sorrento.
Um resultado bem acima da média: o mercado como um todo teve crescimento de apenas 3,8% no período.
A Kia deu esse salto espetacular na participação, de quase um ponto percentual: passou de 1,5% em 2010 para 2,4% do mercado de carros e comerciais leves.
Algumas marcas tiveram crescimento maior, mas, com pequeno volume de vendas, estão fora da lista das Dez Mais. Nesse segmento, destaque para as chinesas Chery e Hafei, com 3.478 e 4.927 unidades vendidas no quadrimestre, respectivamente, e crescimento de mais de 300% (veja a tabela). Outras marcas, com presença ainda menor no mercado, tiveram aumentos expressivos, como a Jinbei (364%), a Hafei (285%), Jeep (343%) Changan (143%), Ssangyong (99%), Porsche (72%) e Míni (64%)
Das quatro grandes, somente a Volkswagen cresceu acima da média do mercado, + 5,8%, com 219.184 unidades de janeiro a abril deste ano. A Fiat vendeu 232.362 no quadrimestre e cresceu apenas 2,7%. GM e Ford tiveram queda de vendas.
No ano passado, neste mesmo período, a GM vendeu 206.627 unidades; neste ano caiu para 194.163, uma redução de 6%, 12.464 veículos a menos. A Ford vendeu 7.734 carros a menos e teve uma queda de 7,1%.
Entre as marcas que apresentaram crescimento é preciso destacar as francesas Citroën e Renault. A Citroën foi a segunda que mais avançou este ano entre as Dez Mais. Vendeu 30.092 unidades de janeiro a abril, contra 24.785 no mesmo período do ano passado, crescendo, portanto 21,4%. Tinha 2,5% do mercado, agora tem 2,9% A Renault vendeu 53.165 unidades este ano, 14,3% a mais do que no quadrimestre do ano passado.
Vale destacar o bom desempenho da Nissan, que cresceu 63%, com 16.954 carros vendidos. Iveco (comerciais leves) e BMW cresceram acima dos 40%. Land Rover cresceu 35%, Volvo 28,5% e Audi 17,8%.
Por outro lado, é preciso registrar o mau desempenho de algumas marcas, que perderam participação em 2011. A Honda vendeu 36.818 unidades, -7,8% do que no mesmo período do ano passado e foi a pior entre as marcas que figuram no ranking das dez mais vendidas. A Peugeot, com apenas 26.087 carros vendidos (vendeu 2,5 mil no ano passado), caiu 5,4% a Toyota vendeu 2,5% a menos e a Hyundai regrediu pela primeira vez nos últimos anos, embora tenha perdido apenas 0,5%: vendeu apenas 168 carros a menos que no primeiro quadrimestre de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário