Marca direcionará cerca de R$ 40 milhões à arte nos próximos quatro anos
A dança é a aposta de O Boticário para sua plataforma de marketing
cultural em 2013. A companhia pretende, nos próximos três ou quatro
anos, estabelecer-se como patrocinadora oficial da arte por meio do
apoio a grupos e espetáculos, bem como da criação de um festival
proprietário, o Festival O Boticário na Dança, idealizado em parceria
com a Dueto e a XYZ Live. No total, as iniciativas receberão um
investimento de cerca de R$ 15 milhões ao ano.
“Estamos há alguns anos estruturando a entrada da marca O Boticário
no mundo da dança, um universo diferenciado e encantador que, assim como
a beleza, tem um poder de transformação enorme na vida das pessoas.
Somos uma empresa 100% brasileira que reconhece a importância da arte e a
necessidade de valorizá-la cada vez mais no país”, afirma Andrea Mota,
diretora executiva de O Boticário.
O Festival Internacional Viva Dança, que será realizado entre abril e
maio em Salvador, Belo Horizonte e Brasília; o Festival de Joinville,
que acontecerá em julho em Joinville, Blumenau, Pomerode e Jaraguá do
Sul; e os grupos Mímulus e Primeiro Ato, de Minas Gerais, são os
primeiros a receber apoio por meio de recursos próprios e de leis de
incentivo à cultura. Mímulus e Primeiro Ato se apresentarão com o aval
da marca no Festival O Boticário na Dança, evento com data marcada para
maio de 2013.
O festival também trará ao Brasil, pela primeira vez, renomadas
companhias de dança nacionais e internacionais para apresentações no
Theatro Municipal de São Paulo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e
no Teatro Guaíra, em Curitiba. Entre elas estão a norte-americana Shen
Wei, de Nova York; as europeias Hofesh Schecter (Reino Unido), Peeping
Toom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia), e as brasileiras Quasar
(Goiânia) e Bruno Beltrão (Rio de Janeiro). Ao longo do evento, serão
realizados ensaios abertos e workshops gratuitos. Os ingressos terão
preços bastante variáveis: de R$ 15 a R$ 100.
“Fizemos questão de que a experiência de viver a dança fosse
acessível a todos os públicos. Queremos construir uma nova plateia”,
ressalta Ana Ferrell, diretora de branding e comunicação de O Boticário,
que garantiu a exibição do festival ao vivo na internet. “Para algo ser
acessível, precisa estar no meio digital”, explica. Estima-se a
participação de cerca de 20 mil pessoas ao longo de 15 dias de
apresentações. Segundo Ferrell, não há a intenção de vincular outras
marcas ao evento. “Como nosso investimento no evento é forte, decidimos
nos manter como a única marca presente”.
O festival será divulgado na mídia por meio de uma “comunicação
robusta”, desenvolvida em parceria com as agências TV1 e AlmapBBDO. “Não
faremos um enorme movimento nacional de mídia, nosso foco é trabalhar
de maneira intensa e local nas regiões onde acontecerá o festival”,
adianta Ferrell.
Planos de expansão
A plataforma de dança da marca terá continuidade
com o patrocínio a outros grupos, provenientes de diversas as regiões do
país. A partir do segundo trimestre de 2013, as companhias interessadas
poderão inscrever os projetos aprovados para leis de incentivo à
cultura em hotsite
criado para a iniciativa, onde estarão disponíveis informações sobre os
critérios de avaliação. Periodicamente, os projetos serão analisados
por uma comissão formada por profissionais de O Boticário e consultores
externos.
“Existem muitos projetos e festivais de música no Brasil, mas pouco
espaço tem sido dado à dança. As companhias precisam de apoio e o
público está carente de eventos voltados a esse universo artístico. A
partir de agora, a dança florescerá como nunca no país”, destaca a
produtora e cineasta Monique Gardenberg, dona da Dueto Produções.
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