Especialista explica que empreendedores podem inovar ao fazer um bom uso das redes sociais
De que maneira as redes sociais podem ajudar a inovar?
Respondido por Lourenço Bustani, especialista em inovação
Como o nome já diz, as “redes” sociais – nas suas mais variadas formas –
são massas críticas (muitas vezes espontâneas) em torno de conteúdos
que podem eventualmente ser catalisados e transformados em inovação.
O ponto forte delas é a capacidade de sintetizar e apontar aquilo que o
mundo está vendo e pensando. O segredo? Saber aproveitar sua amplitude,
profundidade (quando há, pois muitas são superficiais), velocidade e
principalmente seus filtros auto-reguladores. Empreendedores podem utilizar as redes sociais como uma ponte para:
1. Diálogos
Nas redes, estão pessoas com experiências de vida e opiniões
divergentes, e, por que não, complementares. Essa convivência
multicultural deve ser instigada e valorizada.
2. Ideias
Em meio a essa pluralidade, os cidadãos estão se empoderando e ditando
caminhos. As redes sociais e a web, de maneira geral, têm dado asas à
criatividade das pessoas, um insumo e tanto para a inovação.
3. Iniciativas
Nem todas as redes sociais ficam apenas no terreno das palavras e das
ideias. Tem muita gente fazendo acontecer, juntando outras pessoas em
prol de projetos humanos, políticos, solidários. O “crowd” nunca esteve
tão engajado. Vide as inúmeras iniciativas de crowdsourcing e
crowdfunding, no Brasil e pelo mundo afora.
Lourenço Bustani é especialista em inovação e sócio-fundador da Mandalah
Envie suas dúvidas com a palavra inovação no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário