Na última quinta-feira (8), foi
realizado no Pestana São Paulo Hotel o XII Fórum Internacional ABANET,
evento que tinha como objetivo discutir como aliar as tendências de
comportamento do consumidor e novas tecnologias na publicidade digital.
Em meio a preciosas dicas de estratégias, um dos painéis que chamou
atenção foi "O consumidor e as oportunidade digitais: tudo que você está
deixando de aproveitar", que debateu questões importantes sobre o que
os anunciantes deveriam estar fazendo há algum tempo no meio digital e
no entanto, não fazem por receio ou por acharem que tratam-se de
mudanças que podem "ficar para depois".
O Adnews reuniu os melhores conselhos desta palestra e
fez um "guia" do que você provavelmente está esquecendo e deveria dar
mais atenção. Confira abaixo:
Redes pessoais são diferentes de redes profissionais
Segundo Osvaldo Barbosa, diretor geral do Linkedin no Brasil, muitas
marcas não sabem diferenciar as redes pessoais das profissionais. Ele
explica que enquanto a pessoal é usada para passar o tempo, a
profissional serve para investir tempo. Deste modo, por terem propósitos
diferentes, devem ser usadas de maneiras diferentes pelos marketeiros.
Companhia deve focar nas pessoas, e não no canal
Para Marco Bebiano, diretor de agências do Google Brasil, "marcas não
vendem marcas, pessoas vendem marcas". Sendo assim, a eficiência de uma
mídia não está no foco nos canais, mas sim nas pessoas.
Um dos cases que Bebiano citou e exemplifica bem isto é o "Find Your
Greatness", da Nike. Criada neste ano durante as Olimpíadas de Londres, a
campanha falava sobre as pessoas que eram atletas sem mesmo ter ido
para o evento, ao invés de dar enfoque nos jogos olímpicos.
Dessa forma, devem existir estratégias para cada canal, entretanto, o
conteúdo líquido deve ser o mesmo para se adequar a todos eles.
O advento do mobile já aconteceu
Muitas pessoas acreditam que falar em mobile seja uma previsão, no
entanto, trata-se de um advento que já vivenciamos. De acordo com
Marcelo Castelo, sócio diretor da F.biz, 41 milhões de brasileiros
navegam na internet pelo celular atualmente. Destes 41 milhões, 83%
utilizam o serviço de internet pré-paga, o que acaba com os boatos de
que só quem tem conta pós-paga pode acessar a web diariamente.
Além disso, as pessoas tem deixado cada vez mais de usar o PC para
navegar no celular, seja no caminho para algum lugar ou até mesmo dentro
de casa. Segundo pesquisa divulgada pelo executivo, ao acessar um site
que não possui versão mobile, 36% dos usuários acreditam que perderam
tempo e 50% acham que a marca não "cuida" deles.
"Se uma pessoa é palmeirense, ela vai acessar notícias sobre o
Palmeiras tanto no computador quanto no celular. O indíviduo é o mesmo e
tem os mesmos interesses, o que muda é o device", afirma Castelo.
Precisa de mais algum motivo para você migrar para o mobile?
Mensurar é importante, contexto também
CTR, ePCM, ROI... Todos nós sabemos que essas métricas são importantes
para determinar o sucesso de uma campanha. Contudo, sozinhas, elas podem
enganar.
Segundo Roberto Eckersdorff, CEO da Aunica, a métrica fora do contexto
não é nada, pois mesmo apresentando números altos, ela não significa que
a pessoa comprou o produtou ou até mesmo clicou no anúncio. Para o
executivo, é preciso mensurar também outros três itens importantes:
pessoas, reação e parceiros.
Stephanie Hering
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