Apesar de baixo desempenho da economia, Investimento em mídia cresce e atinge R$ 14,28 bilhões no semestre, com destaque para a TV aberta, que acumula share histórico
Nem o crescimento semestral de apenas 0,6% na economia no País e a
previsão de que o PIB brasileiro não deve passar os 2% no ano — somados
aos temores que se alastraram a partir da crise financeira na Europa —
afetaram o investimento publicitário no Brasil neste primeiro semestre.
Ao todo, os meios receberam R$ 14,28 bilhões entre os meses de janeiro e
junho. Esse investimento é 11,02% maior que o do mesmo período do ano
passado, quando o mercado recebeu R$ 12,85 bilhões. O valor acumulado no
semestre corresponde a estimados 90% do total das verbas investidas no
período. Ao se contabilizar o residual de 10% e um valor aproximado para
produção das peças veiculadas (calculado em 19% do total), tem-se o
total de R$ 19,59 bilhões.
O fechamento do semestre sinaliza
para o mercado publicitário que os meios ainda se beneficiam da onda
positiva de consumo e crescimento do País. Os destaques do semestre
foram, em termos de crescimento, internet e TV por assinatura, com
18,14% e 17,99%, respectivamente, consequência da ampliação da base de
usuários e assinantes, cujo efeito ainda tem sido percebido pelos meios
ano após ano. Já a TV aberta não apenas bateu o próprio recorde de
faturamento — de R$ 9,25 bilhões — como também conquistou a maior
participação no bolo publicitário da história do Projeto Inter-Meios,
com 64,81%. A participação da televisão no total é seguida por jornal
(11,67%) e revista (6,06%).
Esse primeiro semestre repete o
padrão da década — em anos pares o crescimento tende a ser maior que em
anos ímpares, impulsionado pela Copa do Mundo e Olimpíada, cujo resíduo
ainda será sentido nos próximos meses, quando vários meios recebem as
últimas parcelas dos pacotes comerciais. O crescimento para o ano,
segundo previsão do mercado, é também de 11%. (veja detalhes do faturamento publicitário por meio na tabela abaixo)
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimentos em mídia no
Brasil tabulado pela empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers com
exclusividade para o Grupo Meio & Mensagem, que coordena o projeto. O
trabalho mede, mensalmente, os investimentos em veiculação feitos pelos
anunciantes na mídia brasileira. Estima-se que ele mensure 90% do total
das verbas. Os participantes do projeto encaminham seus dados
diretamente à auditoria. Informações completas podem ser encontradas aqui.
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Faturamento publicitário por meio, jan-jun 2012
Crédito: Projeto Inter-Meios
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