Parceria com Gol Mobile reforça atuação da operadora focada em educação
A Vivo encontrou, em uma parceria com a Gol Mobile,
a oportunidade de reforçar duas ações constantes com um único projeto: a
solidificação de seu novo conceito, “Conectados vivemos melhor”, e suas
ações voltadas à educação, que tem dado retorno satisfatório nos
últimos anos tanto em adesão e retorno financeiro, quanto à exposição de
sua marca e relação com a causa. A iniciativa em questão é a “Nuvem de
livros”, que passa a oferecer, graças a seus serviços de internet fixa e
móvel, o acesso ilimitado de seus clientes a um acervo superior a seis
mil livros, por valores que variam de R$ 1,99 por semana a R$ 6,90 por
mês.
“Este é um projeto que se ancora na incrível
capacidade que a web tem de disseminar educação e cultura, e a
conectividade é a base para isso”, ressaltou Antonio Carlos Valente,
presidente da Vivo, ressaltando a recente ampliação dos serviços de 3G
da operadora, que atualmente estão disponíveis para 2.846 cidades, e a
permanente realização de ações em prol da educação, especialmente via
Fundação Telefônica — entidade presente em 14 países e que atua há 13 no
Brasil, investindo anualmente cerca de R$ 10 milhões à causa. “Queremos
fazer da tecnologia uma alternativa para o processo de aprendizado,
vencendo dificuldades nascidas por questões geográficas e econômicas”,
complementou o executivo.
A plataforma, disponível no site www.nuvemdelivros.com.br
ou via aplicativos para dispositivos móveis, oferece títulos que vão de
literatura e poesia a dicionários e enciclopédias, com obras de
editoras e parceiras como Barsa, Ediouro, Fundação Roberto Marinho,
Futura, Instituto Tomie Ohtake, Moderna, Nova Fronteira, Planeta e Sesi.
Entre as opções estão obras de autores que vão de Machado de Assis e
Monteiro Lobato a Oscar Wilde e Shakespeare, bem como campeões em vendas
como “1822”, de Laurentino Gomes, e “50 anos a mil”, biografia de
Lobão. “O conceito nasceu de uma observação clara: há hoje 15 milhões de
alunos sem acesso a uma biblioteca. Há três anos, partimos em busca do
objetivo de unir editoras e tecnologia. Para a ‘Nuvem de livros’, foram
dois anos de dedicação em parceria com a Vivo”, explicou Jonas Suassuna,
presidente da Gol Mobile. Ao acessar o conteúdo, independentemente da
plataforma, o usuário não faz o download, mas sim acessa o conteúdo —
hospedado em nuvem, vindo daí a inspiração para o nome — sob demanda.
Inicialmente, o projeto está disponível apenas para
usuários de serviços da Vivo, seja o Speedy, os planos de telefonia
móvel ou a conexão 3G. Não está descartada, porém, a oferta para o
público geral — porém, a preços menos convidativos. “A ‘Nuvem de livros’
é um projeto colocado em prática em parceria exclusiva entre a Vivo e a
Gol Mobile. Atualmente, ela é voltada aos clientes Vivo, mas estamos
estudando algum tipo de oferta dos serviços para outros interessados,
como por exemplo via Apple Store e outras lojas de aplicativos. Os
valores, porém, devem ser mais elevados para esses casos”, analisou
Alexandre Fernandes, diretor de inovação e desenvolvimento de produtos e
serviços da Vivo.
Os interessados em conhecer a ‘Nuvem de livros’
terão oportunidade de utilizar o sistema mobile por uma semana
gratuitamente. Já a versão web terá degustação de um mês. Entre as
outras iniciativas da Vivo voltadas à educação e tem apresentado
resultados satisfatórios estão o Kantoo, serviço para ensino de idiomas
via celular, utilizando SMS, voz e web; e o “Vivo Português com o
Professor Pasquale”, serviço voltado à melhora do conhecimento da língua
portuguesa, chancelado pelo professor Pasquale Cipro Neto.
Carona
O novo serviço não deve ganhar uma campanha
específica, porém, é o mote principal da nova ação publicitária do Vivo
Speedy, fundamentada na volta às aulas. Elaborado pela DM9DDB e
intitulado “Perguntas de hoje em dia”, o esforço de comunicação tem um
comercial como principal peça e mostra um garoto questionando seus pais
com perguntas capciosas, como “Células-tronco nascem em árvores?” ou
“Pai biológico é aquele que sabe tudo de biologia?”. Frente às dúvidas, a
solução apresentada para o conhecimento de causa é, justamente a “Nuvem
de livros”.
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