Programas, blogs e webséries vêm sendo, cada vez mais, utilizados por empresas como uma forma de apresentar linhas de produtos e difundir valores entre o público
A produção de conteúdo em TV e internet
vem sendo um artifício cada vez mais usado pelas empresas para
estreitar o relacionamento com os consumidores. Marcas como Cascola,
Samsung, Microsoft, Guaraná Antarctica e Natura criaram programas como
forma de estimular o consumo de seus produtos e transmitir seus valores.
Desde maio, a Cascola exibe, na Rede
TV, o programa “Tudo se transforma com Cascola”, que traz informações
para consumidores e profissionais sobre o destino e aplicação das linhas
da marca. A ideia é auxiliar os brasileiros que desejam fazer pequenas
reformas em casa e dar dicas sobre aplicações e novidades que facilitem o
dia a dia e solucionem necessidades no ramo da construção, reforma e
reparo.
Com a criação de conteúdo, a Cascola, pertencente à Henkel, busca, além
de apresentar a marca, estimular o consumo de adesivos. O produto, que é
largamente utilizado no exterior em diferentes aplicações domésticas,
como fixação de quadros ou itens no teto, ainda não está bem difundido
no Brasil.
Os programas pretendem mostrar que os produtos são simples de usar no
dia a dia para soluções de problemas em casa. “Queremos nos aproximar
desse público mostrando que nossa linha conta com diversos tipos de
soluções para colagem e selagem. Por isso, o foco principal é o público
não profissional”, ressalta Paula.
A Cascola não abre números, mas afirma já ter obtido um retorno
significativo em vendas desde que o “Tudo se transforma com Cascola” foi
ao ar, há quase dois meses, além de ter notado um crescimento no número
de consumidores que acessam o site em busca de mais informações sobre
as linhas apresentadas. O projeto será estendido até o final de 2012,
quando os resultados serão quantificados.
Aproximação com o consumidor
A Microsoft é outra empresa que produz conteúdo online voltado para os
consumidores. O blog “Pensando Grande” foi criado há três anos com o
objetivo de levar soluções e informações a pequenos e médios empresários
sobre gestão de negócios. O canal trabalha com conteúdos diários para
se aproximar deste público e fala também sobre produtos, no entanto, é
voltado principalmente para dicas sobre empreendedorismo, Marketing,
utilização de ferramentas e apresentação de cases de sucesso.
Em 2011, a Microsoft teve a oportunidade de dar vida ao blog duas
vezes, com eventos ao vivo: um em abril de 2011, que contou com um
debate sobre temas relativos ao mercado, e outro, em novembro do mesmo
ano, que abordou as oportunidades da Copa para pequenas e médias
empresas. “Essa foi uma fórmula interessante que encontramos para nos
relacionarmos com o público e temos a intenção de fazer novamente. O
blog leva conteúdo diário e estamos agora buscando novas parcerias para
termos textos produzidos por outros profissionais que não apenas da
Microsoft”, comenta Fernando Kimura, Consultor de Tecnologia da
Microsoft.
Atualmente, o site tem 70 mil visitantes únicos e registra 150 mil page
views por mês. Quando foi lançado, o canal tinha o objetivo de fazer
com que todos os setores da empresa se comunicassem de forma mais
próxima com seus clientes. Recentemente, o “Pensando Grande” foi
reconhecido pelo jornal O Globo como um dos 10 maiores sites de
empreendedorismo do Brasil.
Investimentos de Internet
Já a Samsung lançou mão da produção de conteúdo para promover o seu
mais recente lançamento mobile, o Galaxy SIII. A marca criou e
disponibilizou no Facebook o curta-metragem “In the eyes”, com cinco
minutos de duração. O filme interativo aborda a frieza nas relações
contemporâneas e mostra a mudança na trajetória de três pessoas. A ideia
é indicar que tecnologias mais humanas podem fazer com que as pessoas
se olhem mais nos olhos.
A estratégia tem o objetivo de atingir o principal target da marca,
conectado à internet, e está alinhada às ações globais de lançamento de
produtos, mas com a liberdade de ser adaptada ao mercado local. “Essa
foi uma forma interessante que encontramos para divulgarmos o aparelho
sem termos que falar apenas de produto, necessariamente”, explica
Juliana Roschel, Gerente Sênior de Marketing da Samsung, em entrevista
ao portal.
A Samsung atua com cerca de 20% a 30% dos seus investimentos em
Marketing para ações na internet, e vem subindo os índices
gradativamente, chegando a 50% no último período, incluindo tanto mídia
quanto a geração de conteúdo e interações com os consumidores em blogs e
redes sociais. “O que percebemos é que a indústria de telecomunicações
ainda está muito focada no racional. Tentamos abordar os benefícios
funcionais aliados aos emocionais e temos aprendido que este tipo de
ação surte os melhores resultados”, diz Juliana.
Difusão de valores
Também buscando uma aproximação com o público alvo, e com o objetivo de
difundir a cultura empresarial, a Natura exibe, na Rede Record, o
programa “Aqui tem Natura”, com episódios a cada três semanas, em três
blocos de cinco minutos cada.
Com a iniciativa, a empresa pretende divulgar sua visão de mundo,
valor, conceitos e produtos por meio de uma linguagem acessível a todos
os públicos. O programa aborda temas institucionais e lançamentos, além
de dicas de beleza e saúde. Um dos quadros, intitulado “Adoro
Maquiagem”, conta com a participação de Marcos Costa, maquiador da
Natura, que traz sugestões de cosméticos.
Desde 2009, o Guaraná Antáctica também usa a produção de conteúdo para
mostrar seus valores. A primeira websérie a ser lançada no YouTube,
batizada de “Caçadores de Energia”, trabalhava os atributos da marca,
estimulando os consumidores a interagirem em comentários. “Guaraná
Antárctica tem uma história muito rica que é impossível de ser passada
em apenas 30 segundos de um comercial de TV. A websérie nos dá a
possibilidade de abordar esses conteúdos tirando aquela ideia de conexão
passiva. As assistirem os episódios, as pessoas torcem pelos
personagens, fazem comentários e percebem a energia que a marca passa”,
conta Bruna Buás, Gerente de Marketing de Guaraná Antárctica, em
entrevista ao portal.
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