sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cases de marcas que usam conteúdo para aproximação com o consumidor


Programas, blogs e webséries vêm sendo, cada vez mais, utilizados por empresas como uma forma de apresentar linhas de produtos e difundir valores entre o público


A produção de conteúdo em TV e internet vem sendo um artifício cada vez mais usado pelas empresas para estreitar o relacionamento com os consumidores. Marcas como Cascola, Samsung, Microsoft, Guaraná Antarctica e Natura criaram programas como forma de estimular o consumo de seus produtos e transmitir seus valores.

Desde maio, a Cascola exibe, na Rede TV, o programa “Tudo se transforma com Cascola”, que traz informações para consumidores e profissionais sobre o destino e aplicação das linhas da marca. A ideia é auxiliar os brasileiros que desejam fazer pequenas reformas em casa e dar dicas sobre aplicações e novidades que facilitem o dia a dia e solucionem necessidades no ramo da construção, reforma e reparo.

O programa conta com episódios quinzenais de 30 minutos que abordam sempre um item diferente do portfólio. “São dadas várias dicas de aplicação de adesivos e tiradas todas as dúvidas, oferecendo ao consumidor a possibilidade de aprender a aplicar os produtos da forma correta, tanto para os profissionais quanto para quem quer fazer pequenos reparos em casa, dentro do conceito de bricolagem, que entendemos que está crescendo hoje no Brasil”, explica Paula Gonçalves, Gerente de Marketing da Cascola, em entrevista ao Mundo do Marketing

Incentivo ao consumo
Com a criação de conteúdo, a Cascola, pertencente à Henkel, busca, além de apresentar a marca, estimular o consumo de adesivos. O produto, que é largamente utilizado no exterior em diferentes aplicações domésticas, como fixação de quadros ou itens no teto, ainda não está bem difundido no Brasil.

Os programas pretendem mostrar que os produtos são simples de usar no dia a dia para soluções de problemas em casa. “Queremos nos aproximar desse público mostrando que nossa linha conta com diversos tipos de soluções para colagem e selagem. Por isso, o foco principal é o público não profissional”, ressalta Paula.

A Cascola não abre números, mas afirma já ter obtido um retorno significativo em vendas desde que o “Tudo se transforma com Cascola” foi ao ar, há quase dois meses, além de ter notado um crescimento no número de consumidores que acessam o site em busca de mais informações sobre as linhas apresentadas. O projeto será estendido até o final de 2012, quando os resultados serão quantificados.

Aproximação com o consumidor
A Microsoft é outra empresa que produz conteúdo online voltado para os consumidores. O blog “Pensando Grande” foi criado há três anos com o objetivo de levar soluções e informações a pequenos e médios empresários sobre gestão de negócios. O canal trabalha com conteúdos diários para se aproximar deste público e fala também sobre produtos, no entanto, é voltado principalmente para dicas sobre empreendedorismo, Marketing, utilização de ferramentas e apresentação de cases de sucesso.

Em 2011, a Microsoft teve a oportunidade de dar vida ao blog duas vezes, com eventos ao vivo: um em abril de 2011, que contou com um debate sobre temas relativos ao mercado, e outro, em novembro do mesmo ano, que abordou as oportunidades da Copa para pequenas e médias empresas. “Essa foi uma fórmula interessante que encontramos para nos relacionarmos com o público e temos a intenção de fazer novamente. O blog leva conteúdo diário e estamos agora buscando novas parcerias para termos textos produzidos por outros profissionais que não apenas da Microsoft”, comenta Fernando Kimura, Consultor de Tecnologia da Microsoft.
Atualmente, o site tem 70 mil visitantes únicos e registra 150 mil page views por mês. Quando foi lançado, o canal tinha o objetivo de fazer com que todos os setores da empresa se comunicassem de forma mais próxima com seus clientes. Recentemente, o “Pensando Grande” foi reconhecido pelo jornal O Globo como um dos 10 maiores sites de empreendedorismo do Brasil.
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Investimentos de Internet
Já a Samsung lançou mão da produção de conteúdo para promover o seu mais recente lançamento mobile, o Galaxy SIII. A marca criou e disponibilizou no Facebook o curta-metragem “In the eyes”, com cinco minutos de duração. O filme interativo aborda a frieza nas relações contemporâneas e mostra a mudança na trajetória de três pessoas. A ideia é indicar que tecnologias mais humanas podem fazer com que as pessoas se olhem mais nos olhos.

A estratégia tem o objetivo de atingir o principal target da marca, conectado à internet, e está alinhada às ações globais de lançamento de produtos, mas com a liberdade de ser adaptada ao mercado local. “Essa foi uma forma interessante que encontramos para divulgarmos o aparelho sem termos que falar apenas de produto, necessariamente”, explica Juliana Roschel, Gerente Sênior de Marketing da Samsung, em entrevista ao portal.
A Samsung atua com cerca de 20% a 30% dos seus investimentos em Marketing para ações na internet, e vem subindo os índices gradativamente, chegando a 50% no último período, incluindo tanto mídia quanto a geração de conteúdo e interações com os consumidores em blogs e redes sociais. “O que percebemos é que a indústria de telecomunicações ainda está muito focada no racional. Tentamos abordar os benefícios funcionais aliados aos emocionais e temos aprendido que este tipo de ação surte os melhores resultados”, diz Juliana.
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Difusão de valores
Também buscando uma aproximação com o público alvo, e com o objetivo de difundir a cultura empresarial, a Natura exibe, na Rede Record, o programa “Aqui tem Natura”, com episódios a cada três semanas, em três blocos de cinco minutos cada.

Com a iniciativa, a empresa pretende divulgar sua visão de mundo, valor, conceitos e produtos por meio de uma linguagem acessível a todos os públicos. O programa aborda temas institucionais e lançamentos, além de dicas de beleza e saúde. Um dos quadros, intitulado “Adoro Maquiagem”, conta com a participação de Marcos Costa, maquiador da Natura, que traz sugestões de cosméticos.


Desde 2009, o Guaraná Antáctica também usa a produção de conteúdo para mostrar seus valores. A primeira websérie a ser lançada no YouTube, batizada de “Caçadores de Energia”, trabalhava os atributos da marca, estimulando os consumidores a interagirem em comentários. “Guaraná Antárctica tem uma história muito rica que é impossível de ser passada em apenas 30 segundos de um comercial de TV. A websérie nos dá a possibilidade de abordar esses conteúdos tirando aquela ideia de conexão passiva. As assistirem os episódios, as pessoas torcem pelos personagens, fazem comentários e percebem a energia que a marca passa”, conta Bruna Buás, Gerente de Marketing de Guaraná Antárctica, em entrevista ao portal. 
   

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