Adiar treinamentos da equipe e não investir em comunicação e marketing da empresa são alguns exemplos
São Paulo – Lidar com a falta de tempo e dinheiro faz parte da rotina
da maioria dos pequenos e médios empresários. Horários e orçamentos
apertados fazem muitas empresas estagnarem por anos. Mas estes recursos
limitados não podem ser uma desculpa para não implantar melhorias no seu
negócio. “Há palestras e workshops que são gratuitos e podem auxiliar o
empreendedor”, afirma Alexssandro Mello, coordenador técnico dos cursos voltados às pequenas e médias empresas do ProCED-FIA.
A longo prazo, adiar determinadas atitudes custam tempo e dinheiro para os empreendedores. Para Edison Kalaf, professor de empreendedorismo
da Business School São Paulo, é normal que empresários sejam avessos a
mudanças. “A rotina dá uma falsa impressão de segurança, só que o
mercado muda e é preciso mudar sempre também”, explica.
1. Banir o treinamento para equipe
O crescimento e a sobrevivência de uma empresa dependem de um bom
relacionamento entre a equipe e o gestor. Adiar treinamentos que
agilizam processos e melhoram a dinâmica da empresa é uma forma de
perder dinheiro e tempo no futuro. Para Kalaf, a eficiência não
acontecerá sem capacitação. “O elemento mais importante de uma empresa
hoje são as pessoas”, afirma.
Além disso, Mello enfatiza a importância de focar em detalhes de gestão
de pessoas como as políticas de reconhecimento da empresa. Dessa
maneira, o engajamento da sua equipe com a empresa virá naturalmente.
2. Fugir das leis trabalhistas
A admissão ou demissão de um funcionário podem trazer uma grande dor de
cabeça ao empresário que não segue à risca as leis trabalhistas. A
longo prazo, a probabilidade da empresa ter que lidar com um processo
legal na Justiça é grande. “Isso fará com que o empreendedor pense dez
vezes antes de demitir um funcionário”, afirma Kafaf. Não seguir as leis
pode dar certo no começo de um negócio, mas não é sustentável.
3. Adiar investimentos em marketing
A relação com os clientes de seu produto e serviço não deve ser
desprezada. Investir em comunicação e marketing demanda capital e, às
vezes, mão de obra terceirizada, mas é essencial para o crescimento de
uma empresa. “O problema é o empreendedor fica só na operação e não
conseguir olhar para a empresa”, afirma Mello.
Para Kalaf, sem uma marca exposta de maneira efetiva no mercado a
empresa restringe seu potencial de vendas. “Uma das grandes armadilhas
para uma empresa é depender de somente um ou dois clientes”, explica.
4. Não atualizar o planejamento
Um bom planejamento precisa de atualização diária, mensal e anual.
Qualquer alteração do mercado pode gerar mudanças significativas no seu
negócio. De acordo com Mello, os empresários tendem a negligenciar o
planejamento, pois acreditam que uma vez realizada não precisa de um
acompanhamento.
Isso vale tanto para o planejamento quanto para o controle das finanças
de seu negócio. “É preciso tempo e disciplina para administrar os
custos da empresa”, diz Kalaf.
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