Loja de calçados online planeja construir um novo centro de distribuição de 25 mil metros quadrados em Jundiaí (SP)
A Dafiti começou a vender sapatos pela internet em janeiro de 2011 e
pouco mais de um ano depois já desponta como um dos expoentes mais
emblemáticos do varejo online de moda do Brasil. O próximo passo da
empresa é a construção de um novo centro de distribuição com uma área de
25 mil metros quadrados. A previsão é que o complexo comece a operar
entre 2013 e 2014 em Jundiaí (SP), cidade que já abriga a primeira
unidade de estocagem da marca, com sete mil metros quadrados.
A
necessidade de ampliar a capacidade de armazenamento evidencia o ritmo
acelerado de crescimento da marca, que tem entre 65% a 70% do seu
faturamento gerado pelos calçados. O restante vem das áreas de
acessórios, categoria que passou a fazer parte do negócio em abril, e de
vestuário, que estreou em julho como uma das principais apostas da
Dafiti para liderar a expansão da empresa nos próximos anos.
“Queremos
transformar a Dafiti em sinônimo de comércio eletrônico de moda no
Brasil. Já conseguimos essa projeção com os sapatos e agora trabalhamos
para alcançar a mesma imagem também no setor de vestuário”, comenta o
alemão Malte Huffmann, responsável pela área de marketing da Dafiti.
Huffmann fundou o negócio o lado de outros três sócios, o brasileiro
Philipp Povel, o francês Thibaud Lecuyer e o conterrâneo Malte
Horeyseck.
Com um total de 56 mil produtos e mais de 500 marcas, a
Dafiti registrou cerca de 31 milhões de acessos e 17 milhões de
visitantes únicos no último mês de maio. A taxa de conversão é mantida
em segredo, assim como o faturamento, mas estimativas do mercado apontam
para um valor próximo de R$ 400 milhões em 2011. A marca já está
presente também na Argentina, Chile, Colômbia e México. “A prioridade
agora é para consolidar a operação nesses países e depois estudar a
entrada em novos mercados da América Latina”, diz Huffmann.
A
Dafiti soma um aporte no valor de € 40 milhões no Brasil, investimento
capitaneado pela incubadora alemã Rocket Internet, um fundo criado em
2007 por três irmãos - Marc, Oliver e Alexander Samwer - que se
especializaram em replicar negócios bem-sucedidos internacionalmente. A
própria Dafiti, por exemplo, foi inspirada na Zappos, a maior loja
online de roupas e calçados do mundo, comprada pela Amazon em 2009. Uma
das investidoras do Groupon, o maior site de compras coletivas do mundo,
a Rocket ganhou fama pela sua estrutura enxuta, ágil e voltada para
crescimento.
“Sempre montamos um negócio com foco em grandes
resultados”, afirma Huffmann, que mostra otimismo com o mercado
brasileiro, motor para uma rápida expansão das empresas de internet. Os
números do mercado não deixam dúvidas. De acordo com dados da Bain &
Company, as vendas do varejo on-line devem passar de US$ 9,8 bilhões em
2011 para US$ 22 bilhões em 2016 no Brasil, com taxas expressivas de
expansão especialmente no segmento de vestuário. Já a Associação
Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) projeta uma alta de
4,5% no faturamento da indústria nacional de calçados em 2012, para R$
22,73 bilhões.
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