Quando a Honda divulgou o conceito “Dream”,
em setembro do ano passado, uma nova fase na empresa estava começando.
Líder absoluta do mercado brasileiro de motocicletas com quase 80% do
market share, a Honda começa agora a mostrar ainda mais as suas garras.
Para isso, a fabricante japonesa apresenta quatro lançamentos de uma só
vez, sendo três acima das 600 cilindradas: GL 1800 Goldwing, VFR 1200X
Crosstourer, NC 700X e a nova Biz 100. “Trabalhamos para ser líder em
tudo. A Honda quer a liderança absoluta. Queremos 50% mais 1 do
mercado”, afirmou Ricardo Susini, gerente de vendas da Moto Honda.
Susini se refere ao segmento premium do setor de duas, onde a
concorrência é cada dia maior com BMW, Harley-Davidson e Kawasaki, por
exemplo. Conheça abaixo as quatro novas motocicletas da Honda. (por André Jordão)
GL 1800 Goldwing
Desde 1975 no mercado de duas rodas,
quando ainda se chamava GL1000, a Honda Gold Wing oferece muito conforto
e tecnologia ao motociclista. Para 2013, a Goldwing chega com
alterações que vão do chassi ao sistema de som, que agora tem
conectividade para iPod. Segundo a Honda, o novo quadro em alumínio deu
mais rigidez ao conjunto e ainda reduziu o peso, facilitando a mudança
de direção, por exemplo. O conjunto de suspensões também foi atualizado.
O garfo telescópico dianteiro, com 45 mm de diâmetro e 140 mm de curso,
e o monobraço traseiro ligado por link com105 mm de curso, tem agora um
sistema de ajuste eletrônico, possibilitando ao piloto configurá-lo com
facilidade. Já o motor permanece o mesmo. Sua principal característica é
o torque, que entrega 17,04 kgf.m já nos 4.000 rpm, com uma potência
máxima de 118 cavalos a 5.500 rpm. A nova versão desta famosa touring
ainda tem conexão com iPod como um dos diferenciais. Antes o sistema de
som só executava rádio ou uma disqueteira no top case, o que dificultava
muito a vida do motociclista. Já na versão atualizada, a Gold Wing
aceita iPod, USB, iPhone, MP3 e até WMA, para que o piloto ouça
realmente o que ele quer. Além disso, a Honda equipou a Gold Wing 2012
com um sistema completo de navegação por satélite – apenas para os
modelos com airbag. Seu preço sugerido é de R$ 92.000.
VFR 1200X Crosstourer
Depois de aparecer
ainda como moto conceito durante o Salão de Milão de 2010, a Crosstourer
chega agora Brasil, mas será comercializada somente a partir de outubro
– por isso ainda não teve seu preço revelado. Com rodas de aro 19 da
dianteira e 17 na traseira, a Crosstourer tem vocação on-road e traz
como diferenciais um motor inédito de quatro cilindros em “V” e o
sistema de dupla embreagem, chamado de Dual Clutch Transmission (DCT).
Esse propulsor entrega 129,2 cavalos de potência a 7.750 rpm e um torque
máximo de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm, colocando a Crosstourer como a mais
potente do segmento bigtrail de alta cilindrada. Outro diferencial é o
DCT. O câmbio é auxiliado por duas embreagens que trabalham em conjunto.
Enquanto uma opera as marchas ímpares (1, 3, 5) a outra se encarrega de
engrenar o conjunto par (2, 4, 6). Com o auxílio desta eletrônica, o
piloto pode se preocupar somente em selecionar o câmbio – automático ou
manual – e acelerar.
NC 700X
Vista pela primeira vez na última edição
do Salão de Milão em novembro do ano passado, a NC 700X desembarca
agora em nosso País. Na estética, a nova trail de média capacidade da
Honda apresenta uma inovação funcional. No lugar onde normalmente está o
tanque de combustível, a Honda optou por criar um espaço semelhante ao
que existe embaixo do assento dos scooters. O compartimento é capaz de
acomodar um capacete fechado e pode ser usado como substituto dos baús. O
tanque de combustível, por sua vez, foi colocado abaixo do banco e tem
capacidade para 14 litros. Essa nova Honda está equipada com o mais
recente propulsor criado pela marca japonesa. O motor com dois cilindros
em linha e comando único no cabeçote (SOHC) de 670 cm³ foi usado pela
primeira vez no scooter Integra, ainda em sua fase conceitual. Daí o seu
tamanho compacto e quase “quadrado”, com diâmetro x curso de 73 x 80
mm. Capaz de gerar até 52,5 cv de potência máxima a 6.250 rpm, o novo
propulsor tem refrigeração líquida e torque máximo de 6,3 kgfm a 4.750
rpm. Potência equilibrada para uso nos centros urbanos, mas que também
favorece deslocamentos um pouco mais longos, como os de uma cidade à
outra. O conjunto de freios conta com disco de 320 mm de diâmetro na
roda dianteira com pinça de dois pistões; e de 240 mm com pinça de
pistão único na traseira. A exemplo de outros modelos da marca, a Honda
também disponibiliza uma versão da NC 700X equipada com o sistema
Combined ABS. A Honda anunciou que trará somente a versão mecânica da NC
700X, e seu preço sugerido será de R$ 27.490 sem ABS e R$ 29.990 com a
eletrônica.
Biz 100
A Honda também apresentou a Biz 100,
modelo que complementa o line-up da marca no Brasil e deixa a motoneta
mais próxima de suas origens, com foco no motociclista iniciante. Com
design semelhante ao da versão de 125 cc (com sutis alterações no escudo
frontal e piscas na cor laranja) a moto chega equipada com motor
monocilíndrico de 97,1 cm³ e comando simples no cabeçote (OHC). A nova
Biz estará disponível nas versões KS (partida a pedal) cujas cores serão
preta e vermelha e ES (partida elétrica) que será oferecida em preto,
vermelho e rosa metálico. As vendas começam em julho e os preços serão
de R$ 4.710 para a versão KS e R$ 5.290 para a ES.
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