Para apresentar a nova família de smartphones LG Optimus – formada
pelos modelos L3, L5, L7 e 3D Max – a LG Eletronics, pela primeira vez
no Brasil, investe a maior parte de sua verba de marketing para
lançamento de produto no meio digital. Idealizada pela agência VML, a
plataforma de comunicação une
esforços de fortalecimento de branding, ações em redes sociais para
aumentar o engajamento dos consumidores e estratégia exclusiva para os
canais de e-commerce das principais redes varejistas do País.
A iniciativa conta com 30 webfilms, apresentados em quatro fases
distintas. Cada etapa é protagonizada por uma celebridade, que
representa os atributos de cada modelo: o cantor Thiaguinho simboliza a
simplicidade do LG Optimus L3; a atriz Deborah Secco, o estilo do LG
Optimus L5; o esportista Bruno Senna, a inovação
do celular de alta performance LG Optimus L7; e o rapper Emicida, o
futuro do LG Optimus 3D Max, que é capaz de reproduzir imagens
tridimensionais sem o uso de óculos especiais.
De acordo com Pablo Vidal, diretor de Marketing da LG Electronics no
Brasil, a campanha reflete as demandas dos usuários de smartphones e
promove os principais atributos da família de celulares LG Optimus, como
melhor performance e design, além do maior tamanho de tela, que permite
que caibam mais amigos, aplicativos, interatividade, diversão e redes
sociais nos aparelhos. “A LG reconhece a força da comunicação nos meios
digitais e, portanto, desenvolve uma campanha cuja base está na
internet. Entendemos que parte do processo de decisão de compra
concentra-se no ambiente online
e, por isso, optamos por embaixadores famosos para desmistificar as
funcionalidades dos aparelhos e, assim, facilitar a identificação do
usuário com o tipo de smartphone que mais combina com o seu perfil de
uso”, complementa o executivo.
Entre os diferenciais aplicados nos vídeos e peças de mídia, estão
tecnologias inovadoras no e-commerce brasileiro. Segundo Fernando
Taralli, presidente da VML, a agência aproveita sua expertise na área de
e-commerce e disponibiliza para a LG ferramentas e recursos digitais
que vão potencializar ainda mais as vendas dos produtos à medida que os
consumidores interagirem com a campanha. Com duas frentes – a de
frequência e a de remarketing – é possível identificar o nível de
interesse do consumidor no produto e impactá-lo de acordo com a sua
propensão à compra. "Na prática, isso significa, por exemplo, que quem
assiste a dois vídeos tutoriais é identificado como uma pessoa com
interesse em adquirir o produto. Assim, já no terceiro filme, o
potencial consumidor visualizará um banner estimulando a efetivação da
compra", explica Taralli.
Para desenvolver o planejamento estratégico e o conceito criativo da
campanha “Sempre cabe mais (simplicidade, estilo, inovação e futuro)”,
que leva a assinatura “Vem ser Optimus com a gente”, a VML em parceria
com a LG avaliou em profundidade o nível de conhecimento dos usuários de
smartphones no Brasil e as necessidades das pessoas no momento da
compra de um aparelho. A principal constatação - a maioria dos
consumidores desconhece os múltiplos benefícios dos celulares
inteligentes – motivou a criação dos vídeos tutoriais, espécie de
workshops virtuais para explicar as principais funções dos smartphones
LG Optimus.
Os embaixadores de cada aparelho da marca também foram definidos a
partir de estudos que analisaram a popularidade das celebridades na
internet e os dados do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta exclusiva
da Y&R Brands de análise de marcas, considerada a maior base de dados sobre marcas do mundo.
O vice-presidente de criação da VML, Vitor Knijnik, reforça que o
conceito criativo também reflete o espírito do novo Brasil, que integra
diversos estilos de vida. “As quatro celebridades têm diferentes perfis e
áreas de atuação, porém com estilos diferentes, mas que convivem em
harmonia. A assinatura ‘Vem ser Optimus com a gente’ é justamente um
convite para o consumidor interagir, conhecer os produtos da linha e
fazer parte dessa história”, completou Knijnik.
A plataforma de comunicação conta com estratégia de mídia para
direcionar o público à campanha, com veiculação de peças publicitárias
em portais como MSN, YouTube e Google. Durante a participação do piloto
de Fórmula 1 Bruno Senna, a ação contará também com desdobramentos em
anúncios de mídia impressa. Também estão previstos webfilms específicos e
peças customizadas para os portais de grandes varejistas, explicando
os benefícios de cada um dos aparelhos da família LG Optimus.
Concursos Culturais – Com o propósito de fortalecer
ainda mais os diferenciais de cada produto, os embaixadores da nova
linha LG Optimus apresentarão concursos culturais que acontecerão
exclusivamente no Facebook (www.facebook.com/lgdobrasil).
Eles terão mecânica de participação e prêmios atrelados ao conceito de
cada aparelho e, para completar, cada celebridade convidará
os internautas a navegar pela tela do smartphone e conhecer suas
diferentes funções. Os aparelhos serão reproduzidos nas vinhetas
interativas disponíveis no site www.lgoptimus.com.br.
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