sexta-feira, 6 de julho de 2012

LG foca campanha no digital



  Para apresentar a nova família de smartphones LG Optimus – formada pelos modelos L3, L5, L7 e 3D Max – a LG Eletronics, pela primeira vez no Brasil, investe a maior parte de sua verba de marketing para lançamento de produto no meio digital. Idealizada pela agência VML,  a plataforma de comunicação  une esforços de fortalecimento de branding,  ações em redes sociais para aumentar o engajamento dos consumidores e estratégia exclusiva para os canais de e-commerce das principais redes varejistas do País.

 
A iniciativa conta com 30 webfilms, apresentados em quatro fases distintas. Cada etapa é protagonizada por uma celebridade, que representa os atributos de cada modelo: o cantor Thiaguinho simboliza a simplicidade do LG Optimus L3; a atriz Deborah Secco, o estilo do LG Optimus L5; o esportista Bruno Senna, a inovação do celular de alta performance LG Optimus L7; e o rapper Emicida, o futuro do LG Optimus 3D Max, que é capaz de reproduzir imagens tridimensionais sem o uso de óculos especiais. 
 
De acordo com Pablo Vidal, diretor de Marketing da LG Electronics no Brasil, a campanha reflete as demandas dos usuários de smartphones e promove os principais atributos da família de celulares LG Optimus, como melhor performance e design, além do maior tamanho de tela, que permite que caibam mais amigos, aplicativos, interatividade, diversão e redes sociais nos aparelhos.  “A LG reconhece a força da comunicação nos meios digitais e, portanto, desenvolve uma campanha cuja base está na internet. Entendemos que parte do processo de decisão de compra concentra-se no ambiente online e, por isso, optamos por embaixadores famosos para desmistificar as funcionalidades dos aparelhos e, assim, facilitar a identificação do usuário com o tipo de smartphone que mais combina com o seu perfil de uso”, complementa o executivo. 
 
Entre os diferenciais aplicados nos vídeos e peças de mídia, estão tecnologias inovadoras no e-commerce brasileiro.  Segundo Fernando Taralli, presidente da VML, a agência aproveita sua expertise na área de e-commerce e disponibiliza para a LG ferramentas e recursos digitais que vão potencializar ainda mais as vendas dos produtos à medida que os consumidores interagirem com a campanha. Com duas frentes – a de frequência e a de remarketing – é possível identificar o nível de interesse do consumidor no produto e impactá-lo de acordo com a sua propensão à compra. "Na prática, isso  significa, por exemplo, que quem assiste a dois vídeos tutoriais é identificado como uma pessoa com interesse em adquirir o produto. Assim, já no terceiro filme, o potencial consumidor visualizará um banner estimulando a efetivação da compra", explica Taralli. 
 
Para desenvolver o planejamento estratégico e o conceito criativo da campanha “Sempre cabe mais (simplicidade, estilo, inovação e futuro)”, que leva a assinatura “Vem ser Optimus com a gente”,  a VML em parceria com a LG avaliou em profundidade o nível de conhecimento dos usuários de smartphones no Brasil  e  as necessidades das pessoas no momento da compra de um aparelho.  A principal constatação - a maioria dos consumidores desconhece os múltiplos benefícios dos celulares inteligentes – motivou a criação dos vídeos tutoriais, espécie de workshops virtuais para explicar as principais funções dos smartphones LG Optimus.
 
Os embaixadores de cada aparelho da marca também foram definidos a partir de estudos que analisaram a popularidade das celebridades na internet e os dados do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta exclusiva da Y&R Brands de análise de marcas, considerada a maior base de dados sobre marcas do mundo.
 
O vice-presidente de criação da VML, Vitor Knijnik, reforça que o conceito criativo também reflete o espírito do novo Brasil, que integra diversos estilos de vida. “As quatro celebridades têm diferentes perfis e áreas de atuação, porém com estilos diferentes, mas que convivem em harmonia. A assinatura ‘Vem ser Optimus com a gente’ é justamente um convite para o consumidor interagir, conhecer os produtos da linha e fazer parte dessa história”, completou Knijnik.
 
A plataforma de comunicação conta com estratégia de mídia para direcionar o público à campanha, com veiculação de peças publicitárias em portais como MSN, YouTube e Google. Durante a participação do piloto de Fórmula 1 Bruno Senna, a ação contará também com desdobramentos em anúncios de mídia impressa. Também estão previstos webfilms específicos e peças customizadas para os portais de grandes varejistas, explicando os benefícios de cada um dos aparelhos da família LG Optimus.
 
Concursos Culturais – Com o propósito de fortalecer ainda mais os diferenciais de cada produto, os embaixadores da nova linha LG Optimus apresentarão concursos culturais que acontecerão exclusivamente no Facebook (www.facebook.com/lgdobrasil). Eles terão mecânica de participação e prêmios atrelados ao conceito de cada aparelho e, para completar, cada celebridade convidará os internautas a navegar pela tela do smartphone e conhecer suas diferentes funções. Os aparelhos  serão reproduzidos nas  vinhetas interativas disponíveis no site www.lgoptimus.com.br.

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