Nike volta seus olhos para o Rio de Janeiro
Empresa quer garantir visibilidade de marca
antes de preparar as ações que serão implantadas para a Copa do Mundo
de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016
A Nike está voltando seus esforços para o Rio de Janeiro como
forma de garantir a exposição da marca e oferecer o suporte para as
ações de Marketing que serão desenvolvidas durante a Copa do Mundo de
2014 e as Olimpíadas de 2016. A cidade
representa uma praça estratégica para a Nike, por concentrar um grande
público que pratica esportes e se identifica com a marca.
Para garantir uma proximidade com seu
target,
a companhia trabalha com o apoio a eventos e realizações do próprio
Governo, entre eles a pista de skate da Lagoa e a nova iluminação do
Arpoador, que permite que atletas surfem durante a noite. A Nike não
divulga o que pretende fazer durante os jogos, no entanto, explica que
todas estas ações vêm fazer a preparação para o que será realizado em
seguida.
“O que queremos é dar visibilidade à marca como uma forma de preparar
para as Olimpíadas e a Copa do Mundo. O que temos que ter em mente é que
a Copa e as Olimpíadas se ganham antes. Depois que os eventos começam, a
disputa entre as marcas já acabou”, explica Mario Andrada, Diretor de
Comunicação e Mercados Emergentes para as Américas da Nike, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Visibilidade de marca
No Brasil, o primeiro foco da empresa é o Rio de Janeiro, onde busca
possuir a mesma visibilidade já obtida em grandes cidades do mundo, como
Nova York e Londres.
“O Rio é uma cidade que tem o DNA da Nike, que tem o mesmo gosto pelo
esporte e pela vida saudável que nós. O que estamos fazendo agora é
mapear e conectar para, então, ter as ideias totalmente voltadas para a
Copa e as Olimpíadas”, ressalta Andrada.
Ainda este mês, a cidade ganha uma megastore em Ipanema, primeira no
Brasil que atuará dentro do conceito de brand experience. No espaço, os
consumidores poderão conhecer mais sobre os produtos, experimentar e
receber informações sobre suas diferenças.
Consultores ajudarão na escolha de um tênis ou chuteira ideal, por exemplo.
“A Nike já possui lojas no Rio de Janeiro, mas essa é a primeira
megastore com o conceito experience. Ela vai atuar como uma embaixada no
Rio de Janeiro. Ali será possível viver a experiência de se consumir
Nike”, explica o executivo.
Autenticidade
Para suplantar o conceito de autenticidade da marca, a companhia
pretende atuar em todo o Rio de Janeiro, e não apenas nas áreas com
poder aquisitivo maior. Para isso, há lojas de menor porte abertas no
bairro de Madureira, na Zona Norte da cidade, além de parcerias com a
Central Única das Favelas (CUFA), entre elas a que possibilitou a
implantação da Oficina de Futsal, no Viaduto de Madureira. O projeto
aposta no desenvolvimento social e esportivo dos jovens, para incentivar
a prática do esporte e promover integração dos alunos.
“Estamos vendo o Rio como um todo, e não apenas Ipanema, Leblon e
Barra, por exemplo. Nossa marca precisa ser autêntica. Se você não for
autêntico com a cidade, com as pessoas, não vai a lugar nenhum. Temos
que construir uma relação com o Rio de forma a sermos legítimos”, diz
Andrada.
Nike+ possibilita interação com o digital
A Nike é hoje líder global no segmento de material esportivo. No Brasil
representa 34% do mercado e é líder no futebol, posição adquirida por
meio do patrocínio à Seleção Brasileira.
Outra estratégia para garantir a proximidade com os consumidores é o
Nike+. A empresa está lançando no mercado uma nova versão, com três
chips instalados em um tênis. O artigo é voltado para os praticantes de
basquete e registra até mesmo os pulos que o atleta deu durante o jogo.
“Quando o consumidor entra no site do Nike+ e conecta o chip, todas as
informações sobre a sua corrida, por exemplo, ficam registradas. Pode-se
saber o quanto ele correu, onde e por quanto tempo. Esse novo produto
pode registrar até a altura que o atleta saltou. Estas comunidades
integram uma quantidade enorme de pessoas”, conta o Diretor de
Comunicação e Mercados Emergentes para as Américas da Nike.
Nenhum comentário:
Postar um comentário