Mundo Verde quer ganhar mercado de fresh food com marca Verdano
Trazendo conceito norte-americano e europeu
de alimentação saudável, grupo amplia portfólio de negócios com
restaurante. Até o fim de 2012 serão mais nove lojas, entre franquias e
próprias
Os pedidos constantes dos consumidores
do Mundo Verde para que a rede criasse um restaurante com comida
saborosa, saudável e de rápido preparo foi o pontapé necessário para
que, em junho de 2011, a loja-conceito Verdano Fresh Food abrisse suas
portas, no Centro do Rio de Janeiro. Um ano depois, com um fluxo de seis
mil clientes e faturamento de R$ 120 mil mensais, as expectativas foram
superadas e o grupo inicia um plano de expansão ambicioso.
Hoje, o setor de alimentação saudável no Brasil movimenta R$ 40 bilhões
e deve crescer 40% até 2015, atingindo uma marca superior a R$ 50
bilhões, de acordo com dados do Euromonitor. Partindo da análise de
mercado, com pesquisa detalhada que ouviu 2.700 consumidores, além da
própria experiência, o Verdano abriu a primeira franquia recentemente no
Shopping Nova América, em Del Castilho, zona norte carioca, e, em
agosto, abre uma loja própria no BarraShopping, também no Rio.
A expectativa do grupo é que até o fim de 2012 oito novas lojas sejam
abertas, prioritariamente em shopping centers. O custo inicial para
futuros franqueados é de R$ 320 mil, em shopping, e R$ 400 mil, em lojas
de rua. A taxa de franquia custa R$ 50 mil.
“A prioridade é no shopping center devido ao momento
satisfatório
pelo qual ele passa em termos de tamanho, atendimento e mix de
categorias. Para os próximos anos, há uma perspectiva de lançamento de
75 novos shoppings no Brasil e existe um investimento muito grande nesse
tipo de negócio. Os pontos comerciais em rua só ocorrerão onde houver
muito fluxo, como na nossa loja-conceito. Teremos muito cuidado para as
aprovações”, explica o Diretor Executivo do Verdano, João Penna, em
entrevista ao Mundo do Marketing.
Apostando em franquias
Até 2016, a expectativa do restaurante com alimentação saudável é que
150 lojas estejam abertas, a princípio, no Rio de Janeiro, Grande São
Paulo, interior paulista e, posteriormente, em outros estados do Sudeste
e Nordeste. Os pontos de venda serão subdivididos em 120 franquias e 30
lojas próprias.
A prioridade de 80% no modelo franqueado explica-se pela segurança e maior
controle
dos negócios. Dados brasileiros mostram que apenas 5% das franquias
fecham as portas hoje no país, número considerado baixíssimo, ainda mais
se comparado ao encerramento de 60% das atividades em outros
empreendimentos.
A expansão das franquias também pode ser exemplificada pela feira ABF
Expo Franchising, realizada em São Paulo na última semana. Até então
considerada a segunda maior do ramo, em 2012 ela superou a marca de 60
mil visitantes e quase 500 expositores, chegando ao topo do ranking.
“O mercado está muito aquecido e tudo indica que vai continuar
crescendo. A participação de 60 mil pessoas em uma feira de franchising é
exemplo disso. Embora a situação do Brasil não esteja brilhante
economicamente, o fato é que estamos muito melhor do que outros países.
Ainda teremos muito movimento nos próximos anos”, avalia Marcelo Cherto,
Presidente do Grupo Cherto, em entrevista ao portal.
Conceito internacional
O
conceito de fresh food utilizado pelo Verdano buscou inspiração em
redes de alimentação saudável nos Estados Unidos e Europa. Com
preparação ágil e prática, o restaurante optou por não usar o fast food,
relacionado mais à comida pouco saudável do que de fato à alimentação
rápida. O londrino Pret a Manger, criado em 1986 e com 300 pontos pelo
mundo, foi um dos principais exemplos.
O Verdano desenvolve ainda o conceito grab'n go (pegue e leve), um autosserviço já utilizado pelo Mundo Verde. Para a
fácil operação e redução máxima de preparo dos alimentos, os processos de assar ou fritar também foram excluídos.
Outro ponto que tem facilitado a visibilidade e aceitação do
restaurante saudável é a credibilidade da marca Mundo Verde. Com 25 anos
no mercado, a empresa conquistou consumidores e leva os mesmos
conceitos ao Verdano.
“O Mundo Verde já tem uma imagem positiva e, atualmente, até mesmo
empresas de fast food, como o McDonald’s, têm inserido em seu cardápio
saladas e frutas, exemplo claro de que a linha de alimentação saudável
está se expandindo. Portanto, o Mundo Verde tem mais razão ainda em
lançar o Verdano. Vejo com muitos bons olhos a expansão da rede”,
analisa Marcelo Cherto.
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