Pesquisa FRadar, feita pela F/Nazca e pelo Datafolha, aponta ainda Adidas e Coca-Cola como as mais lembradas
Mesmo sem figurar no time de patrocinadores da Federação
Internacional de Futebol (Fifa), a Nike é a marca mais associada à Copa
do Mundo de 2014 pelo público brasileiro, segundo a pesquisa FRadar,
feita pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e pelo Instituto Datafolha. A
empresa norte-americana, parceira de longa data da seleção brasileira,
teve 28% de menção espontânea no levantamento.
Também com um histórico de apoio ao esporte, as multinacionais Adidas e Coca-Cola, ambas Fifa Partners, completam o pódio do levantamento com 19% e 16% de citações, respectivamente. Na outra ponta, 21% da amostra responderam “não sabe” e 11% “nenhuma”. “O território futebol está muito explorado. A questão é como fazer isso de forma relevante. As marcas que têm elementos mais próximos e verdadeiros são as mais lembradas”, aponta José Augusto Porto, diretor de planejamento da F/Nazca.
Também com um histórico de apoio ao esporte, as multinacionais Adidas e Coca-Cola, ambas Fifa Partners, completam o pódio do levantamento com 19% e 16% de citações, respectivamente. Na outra ponta, 21% da amostra responderam “não sabe” e 11% “nenhuma”. “O território futebol está muito explorado. A questão é como fazer isso de forma relevante. As marcas que têm elementos mais próximos e verdadeiros são as mais lembradas”, aponta José Augusto Porto, diretor de planejamento da F/Nazca.
+
Cena do filme "Bra x sil" criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Nike
Crédito: Divulgação
Já no campo das personalidades, Neymar, do Santos e da seleção
brasileira, é o campeão disparado, com 39% das menções. Mesmo fora do
time de Mano Menezes, Ronaldinho Gaúcho, do Atlético Mineiro, aparece em
segundo lugar (23%). O rei Pelé é citado por 21% da amostra. Ronaldo
Fenômeno, com 16%, e Kaká, com 10%, completam a lista dos mais
lembrados.
A pesquisa também avaliou a expectativa da população em relação ao torneio. Embora otimistas quanto ao desempenho da seleção e ao legado, os brasileiros estão preocupados com os gastos públicos. Para 62% dos entrevistados, a Copa do Mundo irá melhorar a infraestrutura do País, e para 57% o time canarinho levantará o troféu no Maracanã. Já 58% da amostra acreditam que o evento irá aumentar a corrupção no Brasil.
O projeto FRadar é realizado desde agosto de 2007 com o objetivo de monitorar e identificar os hábitos de uso de internet e está em sua décima-primeira medição. A última onda, feita em abril, entrevistou 2.428 pessoas com 12 ou mais anos e também abordou a relação dos brasileiros com a Copa do Mundo de 2014.
A pesquisa também avaliou a expectativa da população em relação ao torneio. Embora otimistas quanto ao desempenho da seleção e ao legado, os brasileiros estão preocupados com os gastos públicos. Para 62% dos entrevistados, a Copa do Mundo irá melhorar a infraestrutura do País, e para 57% o time canarinho levantará o troféu no Maracanã. Já 58% da amostra acreditam que o evento irá aumentar a corrupção no Brasil.
O projeto FRadar é realizado desde agosto de 2007 com o objetivo de monitorar e identificar os hábitos de uso de internet e está em sua décima-primeira medição. A última onda, feita em abril, entrevistou 2.428 pessoas com 12 ou mais anos e também abordou a relação dos brasileiros com a Copa do Mundo de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário