Empresa investe em um diálogo aberto para buscar ideias que são implantadas em seus empreendimentos. Tecnisa Ideias recebe sugestões e, até hoje, 32 já foram implantadas
A Tecnisa investe continuamente na inovação
para aprimorar os serviços oferecidos aos seus clientes e, ao mesmo
tempo, manter um relacionamento próximo com os consumidores. Criado há
dois anos, o site Tecnisa Ideias faz parte dessas iniciativas,
disponibilizando diferentes canais para que os internautas possam enviar
as suas sugestões para a empresa.
O espaço foi lançado em 2010 com o
Desafio
Tecnisa Ideias. Na ocasião, a empresa convidou leitores de quatro blogs
de inovação (Gizmodo, Update or Die, Casa da Chris e Jovem Nerd) para
darem as suas ideias sobre como a empresa poderia melhorar a vida das
pessoas. O responsável pela melhor sugestão levava para casa um IPad.
Outra ação criada pela construtora, em 2011, foi o Fast Dating, um
encontro rápido com pessoas ou empresas interessadas em oferecer
produtos, serviços ou ideias inovadoras. O programa foi criado para
facilitar
os processos de inovação na empresa. São 20 minutos cronometrados para a
apresentação e os melhores são convidados a retornar posteriormente,
desta vez sem tempo contado, para conversarem melhor sobre o que foi
apresentado.
“As melhores ideias são implementadas. Nosso grande desafio é na
escolha, já que todas têm que ser lidas. Só quem conhece a fundo a
cultura da companhia sabe se uma sugestão tem ou não condições de
brotar. O grande desafio é fazer a escolha correta da ideia. A
implantação também pode levar um tempo grande”, explicou Romeo
Bussarello, Diretor de Internet e Relacionamento da Tecnisa, em
entrevista ao Mundo do Marketing.
A empresa pretende continuar no caminho do diálogo com os
consumidores
e, a partir de setembro, ampliará seus investimentos em ações para
convidar mais internautas a fazerem as suas sugestões por meio do blog.
Modelo pioneiro
A criação do Tecnisa Ideias foi pioneira no ramo na construção, já que
não havia outros modelos semelhantes no País. Para o lançamento, a
empresa usou basicamente meios como links patrocinados e assessoria de
imprensa. Hoje a construtora conta com 32 ideias implantadas em seus
processos produtivos.
Uma das principais está ligada à entrega das unidades aos clientes. A
tradicional vistoria do engenheiro, no momento da entrega das chaves,
que era feita com caneta, prancheta e formulário, foi substituída por um
aplicativo em iPad.
A ferramenta permite que os itens em desacordo sejam documentados por
meio de fotos e filmagem e a assinatura de todo o material seja feita na
hora, pelo cliente, por meio da identificação biométrica. O morador
ainda fica com uma cópia das fotos e das filmagens.
“Antes sabíamos que havia um risco num portal, por exemplo, mas não
sabíamos exatamente onde. Agora, a vistoria digital permite que saibamos
exatamente qual tipo de defeito é e onde ele está”, completa
Bussarello.
Consumo Colaborativo
Outro projeto que está sendo implantado pela construtora é o Consumo
Colaborativo, conceito de compartilhamento cada vez mais usado no mundo.
A ideia surgiu de um livro chamado “O que é meu, é seu, é nosso”, de
Roo Rogers e Rachel Botsman, que aborda o tema. Os prédios da
construtora contarão com uma área de bricolagem, ou seja, um conjunto de
ferramentas que ficará disponível a todos os moradores.
O conceito também será lançado no Facebook, por meio de um aplicativo
que possibilitará a troca e uso comunitário de itens entre vizinhos,
colegas de trabalho, de estudo, academia, entre outros. Na página será
possível cadastrar os itens que deseja compartillhar ou trocar com os
demais usuários.
“Isso faz com que não haja necessidade de, em um empreendimento com 40
moradores, haja 40 furadeiras ou 40 martelos, por exemplo. Para pequenos
reparos, o morador pode fazer sozinho. O importante é criarmos uma
filosofia de negócios, de empresa”, explica o Diretor de Internet e
Relacionamento.
Outra inovação lançada pela construtora é a parceria com a Zooppa e a
WeDoLogos, que desafia os consumidores de duas formas: a primeira é a
criação do novo anúncio de consumo colaborativo. Os melhores trabalhos
enviados receberão prêmios que totalizam R$ 7.000,00. A segunda ação
estimula os consumidores a transmitirem os valores da marca por meio dos
tapumes das obras. O vencedor receberá um prêmio de R$ 4.000,00 e os
finalistas, segundo e terceiro lugar, R$ 2.000,00 e R$ 1.000,00,
respectivamente.
*Atualizada às 17h10 do mesmo dia.
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