A consultoria de investimentos
Springwise reuniu as 10 melhores criações de marketing e propaganda
produzidas nos últimos 12 meses. São campanhas e iniciativas que, segundo o site da empresa, poderiam ser usadas a longo prazo ou incentivar algum tipo de esforço por parte das companhias e dos clientes.
Confira o top 10:
1)"Cartão de infidelidade":
Com a forte presença das grandes cadeias de cafeterias em Singapura, as
pequenas lojas estão perdendo clientes. Para revitalizar o meio, oito
empresas se juntaram e criaram o "cartão de infidelidade". Funciona da
seguinte maneira: o cliente visita uma das cafeterias participantes e
recebe o seu cartão com um adesivo. Após consumir o café, ele é
encorajado a “trair” a cafeteria e ir visitar uma de suas outras 7
concorrentes. Toda vez que consumir um café, recebe um adesivo. Uma vez
que a cartela estiver cheia, o cliente pode retornar à cafeteria
original e pedir um café grátis. A ideia visa aumentar o público e
colocar as pequenas lojas de volta no mapa.
2)Descontos da Volga Verdi:
A marca californiana de roupas Volga Verdi criou campanha para oferecer
descontos de acordo com o número de seguidores que o cliente tinha no
Twitter. A ação fez com que os clientes aumentassem suas redes de amigos
para conseguir descontos maiores, além de a empresa fazer crescer sua
lista de possíveis consumidores.
3)Vick:
A Vick Vaporub se juntou ao Google para criar uma ação bem direcionada.
A empresa recolheu informações e dados sobre gripe e as regiões com
maiores indícios de casos. A marca criou, então, propaganda que foi
enviada para os smartphones dos lugares mais atingidos.
4)Chocolatier Anthon Berg:
A loja de doces do Anthon Berg focou na generosidade. O cliente
comprava os doces, mas, ao invés de usar dinheiro na hora do pagamento, a
compra era efetuada em troca de uma "promessa de boa ação". Os caixas
foram substituídos por iPads que na hora da aquisição postavam a
promessa no mural da pessoa, compartilhando, assim, a generosidade. O
esforço acabava por incentivar as pessoas a serem mais gentis.
5)QR Codes do Emart:
Uma loja coreana chamada Emart resolveu agitar os horários do dia
considerados "calmos” e espalhou QR Codes pela cidade de Seul. No
entanto, não são códigos normais, pois eles só podem ser lidos entre o
meio dia e uma hora da tarde, momento em que as sombras estão
devidamente posicionadas. Ao ler o código, o cliente era redirecionado
para a página da loja e ganhava acesso a itens na promoção.
6)Plan UK:
Imagine um ponto de ônibus que sabe identificar se a pessoa parada nele
é homem ou mulher. A Plan UK, ONG que tenta divulgar as desigualdades
entre homens e mulheres, armou um abrigo de ônibus que escaneia o rosto
da pessoa, identifica se é homem ou mulher e exibe propagandas de acordo
com o sexo. No caso das mulheres, elas assistiam a 3 vídeos de mulheres
de diferentes países que sofreram descriminação de alguma forma, e, no
caso dos homens, o acesso era negado. Eles, então, recebiam apenas
informações e dados sobre as fortes desigualdades de gênero.
7)Panam:
Uma empresa mexicana de chuteiras retrô lançou uma campanha que virou
sucesso nacional e colocou a marca de volta na mídia. A Panam organizou
uma troca de chuteiras nas principais praças do país, durante a qual os
modelos usados eram trocados por novos.
8)If:
Na Finlândia, uma marca de sapatos deixou que seus clientes falassem
por ela. Ao invés de tentar vender os seus serviços, os segurados
descreviam as vantagens e desvantagens de ter o plano de seguro da If.
Os “testimonials” em vídeo foram postados no site da empresa, a fim de
atrair clientes de uma forma honesta.
9)Despertador da Lufthansa:
A linha aérea Lufthansa lançou um aplicativo-despertador que dá
descontos aos passageiros. O ato de acordar tornou-se uma brincadeira
agradável. O som do alarme foi substituído por sons de cidades e, ao
adivinhar de qual cidade se trata, o usuário ganhava descontos em
passagens aéreas.
10)ONIRIA/TBWA + pizza:
A ação aconteceu no Paraguai e buscava conscientizar clientes de duas
grandes redes de pizzas sobre o problema da fome. A agência ONIRIA/TBWA
desacelerou propositalmente a entrega dos pedidos, deixando os
consumidores com fome e sentindo na pele, ou melhor, no estômago, o que
milhares de pessoas sentem todos os dias. Através da
campanha,conseguiram arrecadar mais de 50 toneladas de comida para a
Food Bank Foundation.
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