O quem indica ou o famoso
boca-a-boca ainda é representativo na hora de conseguir novos clientes.
Para donos de restaurante, principalmente. Uma empresa
na área de tecnologia consegue obter mais resultados na conquista do
cliente quando prima pela qualidade e pela qualificação dos seus
próximos, obtendo êxito na implantação do projeto, gerando, em seguida,
uma indicação do cliente.
Hoje, donos de estabelecimentos comerciais como restaurantes, casas
noturnas, padarias e bares têm apostado na automação comercial para
garantir maior retenção de clientes. Com a automatização do restaurante,
além da economia do papel e do controle total do estoque e dos gastos, o
dono do restaurante consegue oferecer um serviço de maior qualidade
para o cliente final, pois o garçom terá mais tempo para interagir com o
cliente. Sem contar a diminuição no número de comandas erradas. PDA’s,
monitores touch screen, iPods, iPads e celulares já são facilmente
encontrados em estabelecimentos de todo o País, do Oiapoque ao Chuí.
Para ter êxito na instalação do projeto de automação, as revendas e
software houses do País têm apostado em treinamentos e capacitação,
contratando, cada vez mais, profissionais experiente e com excelente
formação. As empresas especializadas em automação comercial de bares e restaurantes perceberam rapidamente a importância deste tipo de propaganda.
Vivenciamos, atualmente, a era de gerar as melhores experiências para o consumidor.
Todos os especialistas no assunto, assim como pesquisas, empresas e
livros, falam sobre a experiência do consumidor. Ou seja, as empresas
precisam estar focadas em oferecer a melhor experiência ao consumidor
para obter os melhores resultados quando se fala em retenção da
clientela.
O cliente é, na maioria das vezes, um promotor do produto ou empresa.
Um cliente promotor é aquele que fala bem e indica. Já o detrator é
aquele que fala mal e não indica. E entre os dois extremos, há o cliente
neutro, que vale apenas o valor do produto ou serviço. É claro, no
entanto, que existem variáveis, de companhia para companhia.
Mauricio Medeiros - Presidente da Esys Colibri, sócio fundador da
empresa em 1986 e um dos idealizadores do Sistema Colibri. Engenheiro
eletrônico formado pela Universidade Mackenzie, especializou-se em
Teleprocessamento e em Administração de Bancos de Dados pela Berkeley
University of Califórnia – USA.
Por Mauricio Medeiros
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