terça-feira, 15 de maio de 2012

O Lada foi reformulado e perdeu seu 'charme'

Renault-Nissan anuncia que assumirá o controle da russa AvtoVAZ. E o veterano Laika dá a vez ao Granta


Desde o fim do regime comunista, os orgulhos da antiga União Soviética têm caído um a um. Na semana passada, foi anunciado que a AvtoVAZ (maior fábrica de automóveis da Rússia e dona da marca Lada) passará a ser controlada pela Renault-Nissan.
Os planos da gigante francesa incluem produzir o Logan na fábrica da Lada, em Togliatti, e pôr a AvtoVAZ numa “estratégia multicultural”, seja lá o que isso significa. A transição vai durar até 2014, mas alterações concretas já começaram a acontecer.
Final triste / O clássico sedã Lada (chamado de Laika no Brasil) deixou de ser fabricado no dia 17 de abril. Da linha antiga, sobrou a versão caminhonete — que será aposentada até o final deste ano.
Lançada em 1970, tendo como base o Fiat 124, essa popular gama de modelos teve mais de 14 milhões de exemplares produzidos. Era o carro do povo no regime soviético e resistiu a 20 anos de capitalismo na Rússia.
No lugar entrou o Lada Granta, sedã criado em colaboração com a Renault. É mais moderno, porém sem o mesmo calor da vodca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário