Renault-Nissan anuncia que assumirá o controle da russa AvtoVAZ. E o veterano Laika dá a vez ao Granta
Desde o fim do regime comunista, os orgulhos da antiga União
Soviética têm caído um a um. Na semana passada, foi anunciado que a
AvtoVAZ (maior fábrica de automóveis da Rússia e dona da marca Lada)
passará a ser controlada pela Renault-Nissan.
Os planos da gigante francesa incluem produzir o Logan na fábrica da
Lada, em Togliatti, e pôr a AvtoVAZ numa “estratégia multicultural”,
seja lá o que isso significa. A transição vai durar até 2014, mas
alterações concretas já começaram a acontecer.
Final triste / O clássico sedã Lada (chamado de
Laika no Brasil) deixou de ser fabricado no dia 17 de abril. Da linha
antiga, sobrou a versão caminhonete — que será aposentada até o final
deste ano.
Lançada em 1970, tendo como base o Fiat 124, essa popular gama de
modelos teve mais de 14 milhões de exemplares produzidos. Era o carro do
povo no regime soviético e resistiu a 20 anos de capitalismo na Rússia.
No lugar entrou o Lada Granta, sedã criado em colaboração com a Renault. É mais moderno, porém sem o mesmo calor da vodca...
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