Marvel gera US$ 6 bi em licenciamento
O mais recente filme da Disney, “Os Vingadores”, é uma verdadeira
máquina de produtos que vão de fragrâncias a cartões-chave de hotel
Qual é o perfume do Incrível Hulk? Talvez seja algo que combine sândalo
indiano, musk e cedro. “É uma fragrância da terra”, afirma o diretor
executivo da JADS International, Andrew Levine, que fechou contrato para
produzir uma linha de perfumes “Avengers” (o nome original do filme “Os
Vingadores”). Dentro dessa linha, está “Smash”, o perfume baseado no
Incrível Hulk. “Você tem que imitar o personagem”, afirma Levine.
Assim como a JADS, dezenas de empresas se ligam aos “Vingadores”,
criação original da Marvel que se transformou no filme de ação dos
estúdios Walt Disney. A Marvel foi adquirida pela Disney em 2009. E
exatamente por ter o Capitão América como protagonista de uma ação que
se passa nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, é inusitado que “Os
Vingadores” atraiam a atenção de empresas interessadas em fazer
licenciamentos ou acordos de patrocínio que extrapolam o mundo dos
brinquedos e vão a hotéis, perfumes e carros de luxo.
A busca
por receitas além do fluxo de caixa tem sido uma das grandes estratégias
da Disney. A Marvel gerou US$ 6 bilhões em vendas de produtos de varejo
no ano passado, segundo a revista Licence Global. A divisão de produtos
de consumo gerou lucro operacional de US$ 816 milhões no ano passado,
mais do que os US$ 618 milhões gerados pelo negócio original da empresa,
que é o seu estúdio de cinema.
"O super-herói transcende
idade, sexo e etnia", afirma o diretor de marketing Robin Korman da rede
hoteleira Wyndham Worldwide, que oferece ingressos de “Avengers” para
os hóspedes. "É realmente um dos gêneros que é universalmente aceito."
O filme apresenta carros da Acura, divisão de luxo da Honda Motor, que
inclui versões adaptadas do modelo SUV MDX (cujos preços de entrada
começam em US$ 43 mil) e o carro conceito NSX, dirigido pelo Homem de
Ferro Robert Downey Jr. Também inclui a moto Slim, da Harley-Davidson
(US$ 15.5 mil), que é veículo de passeio do Capitão América,
interpretado por Chris Evans.
A rede Wyndham fez cartões-chave
de apartamentos de hotel colecionáveis e encomendou 400 mil exemplares
de uma revista em quadrinhos da Marvel para distribuir gratuitamente em
suas propriedades. Nessa edição especial, os personagens dos
"Vingadores", como o Homem de Ferro e a Viúva Negra, desfrutam regalias
do programa de fidelização do hotel, tais como salas e acesso à internet
e Hulk faz academia em um centro de fitness da rede. “Mas, por favor,
não exploda qualquer um dos nossos hotéis", pediu o executivo da rede
aos ilustradores da Marvel.
Público
Os fãs de "Avengers", em geral, são homens de 35 anos e mais velhos, com
renda familiar média que ultrapassa os US $ 75 mil e são clientes alvo
da Harley, diz o diretor de comunicação e marketing da empresa, Dino
Bernacchi. "Eles (os personagens de Avengers) têm uma base de fãs
famintos por ver esse conceito vir à tona", acredita Bernacchi. E
acrescenta: "São 22% mais propensos a comprar uma motocicleta."
As vendas de brinquedos relacionados a filmes, gadgets e vestuário
podem ultrapassar as receitas do filme, previu o diretor financeiro da
Disney, Jay Rasulo, no ano passado. A empresa, que não quis dar
declarações, deve divulgar os resultados do segundo trimestre no próximo
dia 8.
Mais produtos da Marvel, relacionados a brinquedos como
martelos de Thor e punhos de Hulk, devem gerar US$ 400 milhões em
receita este ano pela licenciada Hasbro, de acordo com a analista da
Stifel Nicolaus, Drew Crum. "Esperamos que a Disney ofereça a franquia
Marvel de forma ainda mais agressiva nos mercados internacionais",
reportou Crum em um relatório divulgado no final de abril.
"Os
Vingadores" é o primeiro filme da Disney comercializado com personagens
da Marvel desde a compra da empresa por US $ 4,2 bilhões em 2009. O
filme quebrou recordes de caixa internacionais e arrecadou mais de US$
280 mil no exterior desde o dia 2 deste mês. Isso poderá ajudar a Disney
esquecer o fiasco do seu último grande lançamento, o filme "John
Carter".
Levine, o fabricante de fragrâncias, disse que a
resposta foi "fenomenal" para sua linha de perfumes "Avengers",
revendidos a US $ 29,99 o frasco para consumidores de 16 anos e mais
velhos. "É tudo sobre como ser um herói", filosofa. "As pessoas querem
ser parte de algo bom”.
Do Advertising Age.
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