terça-feira, 20 de março de 2012

Leroy Merlin lidera ranking de construção

Marca francesa segue na dianteira do mercado, seguida pela Casa & Construção e Telha Norte

 O varejo de material de construção, termômetro para os parâmetros de crescimento do País, é liderado pelo terceiro ano pela francesa Leroy Merlin, seguida pela Casa & Construção, do empresário Aloysio Farias, e pela Telha Norte, controlada por outro grupo francês, o Saint Gobain. O ranking, que considera 386 indústrias, é elaborado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que projeta uma expansão de 7,5% para o setor em 2012, ante os 4,5% registrados no ano passado.


Há 13 anos no Brasil, a Leroy Merlin, que integra o grupo Adeo, segue com um plano de investimento de R$ 1 bilhão para chegar até 2015 com 40 lojas, o dobro do volume atual. Em entrevista concedida ao Meio & Mensagem em 2011, Marco Gala, diretor de marketing da Leroy Merlin Brasil, antecipava a abertura de quatro lojas neste ano. A expectativa é ampliar a presença nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é hoje a quinta operação da Leroy Merlin, que está presente em 13 países.

Já a C&C, empresa originada pela fusão entre Madeirense, Conibra, Uemura Home Center e Castorama, em 2000, e que hoje pertence ao Grupo Alfa, do banqueiro Aloysio Faria, cresce por meio do lançamento de marcas próprias, como a Casanova, Casanova Design e Casanova Premiun, além da Metropac. Seu centro de distribuição possui 45 mil metros quadrados de área construída, que estocam mais de 45 mil itens. Diariamente, são realizadas mais de duas mil entregas. A rede, hoje com 42 lojas, investiu R$ 25 milhões para abrir uma loja na cidade de Serra (ES), a primeira unidade da rede fora do eixo RJ-SP. O próximo destino deve ser Brasília.

A Telha Norte opera por meio das bandeiras Telhanorte, Pro Telhanorte e Telhanorte Conceito. Presente em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a primeira oferece mais de 45 mil itens em suas 35 lojas, além de consultoria com arquitetos, enquanto a Pro Telhanorte é voltada para materiais básicos e a Telhanorte Conceito funciona como um showroom de marcas premium.

Primeira franquia do setor

A primeira franquia do varejo de material de construção foi inaugurada pela Dicico, em setembro de 2011, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. De acordo com Jorge Letra, co-presidente da marca, das 138 mil lojas de material de construção existentes hoje, só 20% pertencem às grandes redes, o que abre caminho para explorar esse formato de negócio junto a outras cem mil lojas independentes.

Com 55 lojas em São Paulo, a previsão é que o faturamento da Dicico passe de R$ 800 milhões em 2010 para R$ 1 bilhão em 2011, alavancadas especialmente pelas franquias nas regiões Sudeste e Sul do País. Localizado em Guarulhos (SP), o centro de distribuição da varejista inaugurada em 1918 por Virgílio Di Cicco armazena hoje mais de 37 mil itens numa área total de 200 mil metros quadrados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário