Para aumentar a comunicação com os cidadãos, entre usuários do sistema de transporte coletivo, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, a São Paulo Transporte (SPTrans) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), criaram contas no Twitter.
A SPTrans inaugurou ontem, 22, um perfil no microblog (@sptrans_). Daqui a uma semana (29/11), está prevista a abertura do Twitter oficial da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET): @cetsp_.
O objetivo, segundo a SPTrans, é disponibilizar dados sobre serviços e produtos de utilidade pública em tempo real. Serão tuitadas informações sobre os mais diversos assuntos relacionados ao trânsito e transporte público. No caso da SPTrans, mensagens informando mudanças de itinerários nas linhas de ônibus, orientações específicas sobre concessão e uso do Bilhete Único (Estudante, Comum, Especial e Amigão) e, ainda, notícias classificadas como institucionais sobre novos estudos, pesquisas e projetos desenvolvidos pela São Paulo Transporte.
A conta oficial da CET, que funcionará 24 horas, buscará mais agilidade na divulgação de ocorrências de trânsito, como o bloqueio de um determinado cruzamento ou via, boletins de monitoramento de trânsito e realização de serviços de manutenção na sinalização viária. Também serão tuitadas mensagens institucionais e de serviços, como as placas vigentes no Rodízio de Veículos do dia, o funcionamento padrão do estacionamento rotativo Zona Azul, novidades relativas aos programas de Educação de Trânsito, dentre outras.
Não será possível se valer do Twitter para oficializar/protocolar pedidos de munícipes junto à SPTrans e CET. Ou seja, para requisitar a colocação de uma faixa de pedestres ou de um semáforo ou mesmo a criação de um ponto de ônibus, o munícipe deverá utilizar os meios de contato já existentes, que são os telefones 156 (SPTrans) e 1188 (CET) e/ou os respectivos sites das empresas, acessando o canal adequado (Fale Conosco).
Outra característica das mensagens tuitadas é incentivar o usuário a acessar os sites da SPTrans e CET para obter informações complementares mais detalhadas. Por causa disso, os sites das duas empresas e também o da SMT tiveram recentemente seus layouts modificados, ficando mais parecidos para favorecer uma comunicação visual homogênea ao internauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário