A primeira imagem produzida foi feita em 1825 por Nicéphore Niépce, após 8 horas de exposição à luz solar; a fotografia em preto e branco começou no século XIX; em 1990 a Kodak lançou a DCS 100, 1° câmera digital comercialmente disponível. A fotografia retrata momentos, imobiliza instantes, por isso, nunca perdeu sua importância na história e ainda se mantém necessária.
Com o advento da internet, a foto ganhou ainda mais destaque, pois no mundo serão 2 bilhões de usuários em 2012. Somente no Brasil, são 81,3 milhões, e a região Sudeste do país é responsável por 66% dos acessos a conteúdos da rede. Só o Brasil é a 4° maior fonte de tweets do mundo. A velocidade da internet é impressionante, visto que, quando surgiu, em 1982, eram apenas 315 sites. Hoje, existem mais de 174 milhões.
Aliadas e indispensáveis, a internet e a fotografia andam de mãos dadas, mas muito espanta a falta de cuidado com a qualidade ao postar imagens na rede, principalmente em sites comerciais, onde se pretende, através da imagem, vender serviços ou produtos. Talvez isso aconteça por alguns ainda não mensurarem a importância de ambas para o mundo, já que a internet é um meio de comunicação e a fotografia uma forma de se comunicar. Na era em que o mundo é visual, nada mais justo do que apresentar trabalhos bem feitos, previamente elaborados e de boa qualidade, que reforcem a marca institucional de uma companhia e seus produtos.
Impossível quantificar as imagens existentes na internet, mas o fato é que hoje ela vende, atrai, convence, qualifica ou desqualifica qualquer produto que seja. Segundo dados da F/Nazca, 70% dos usuários da internet confiam naquilo que veem na rede.
Talvez a falta de cuidados persista graças ao fato de que as pessoas ainda acreditam que, por ser um mundo livre, a internet não tem tanto peso de convencimento perante seus usuários, mas se esquecem que é o 3° maior veículo de alcance no Brasil, perdendo apenas para a TV e o rádio.
A web é por muitas vezes fonte de inspiração, ponte para facilitar trabalhos, meio de comunicação com o mundo e um modo de expor produtos, peças, ou pessoas. Por isso, a internet merece uma atenção especial, sendo assim, a produção de boas imagens com profissionais qualificados, com cuidado ao analisar o público-alvo e os interesses da produção fotográfica. Dessa forma, quanto melhor a imagem e o que se apresenta, mais rápida será a comunicação com o alvo pretendido.
A importância da qualidade da foto é clara quando observamos sites de busca e portais criados apenas para armazenar imagens, tanto gratuitos quanto pagos. A potência que o visual possui fica cada vez mais escancarada, já que a própria internet abre um imenso espaço para a fotografia.
O que fica cada vez mais evidente é a importância da internet para comunicar ao mundo, a da foto para atrair um público. Ambas, unidas, caminhando lado a lado, com um cuidado específico faz milagres para a comunicação de massa e, com certeza, quando bem feitas atingem ao público-alvo.
Por Roberto Lima, fotógrafo de campanhas publicitárias há 35 anos e atua no Studio Roberto Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário