terça-feira, 4 de outubro de 2011

O cenário da publicidade online brasileira

O ano é 1994, no Brasil entra em vigor o Plano Real que coloca em circulação uma nova moeda no país. No mundo, mais especificamente nos Estados Unidos é realizada a 15ª edição da Copa Mundo de futebol, sendo conquistada depois de 24 anos sem o título, pela seleção brasileira.


No mesmo ano no próprio Estados Unidos a publicidade mundial presenciaria a entrada de mais um meio de comunicação em que ela pudesse atuar, a internet.
Surgindo praticamente junto com a rede mundial de computadores, a publicidade online teve seus primeiros banners em sites 17 anos atrás.

Pouco tempo depois o Brasil passaria a utilizar as ainda precárias ferramentas, que além de tudo eram poucas, com custo elevado, de difícil mensuração e principalmente lentas para a obtenção de resultados.


Atualmente a quantidade de opções disponíveis para as empresas que optam pela publicidade na internet é infindável, assim como os recursos para mensuração são mais acessíveis e ágeis e principalmente com melhor custo benefício.


Com a melhora no serviço prestado um número cada vez maior de empresas tem procurado a internet para anunciar, fazendo com que a participação da publicidade online aumente e prevendo que até o final do ano a internet deve responder por 10% do faturamento publicitário brasileiro, atingindo o valor de R$ 3,04 bilhões, segundo o Interactive Advertasing Bureau (IAB).


Os tipos de publicidade online mais comuns utilizados pelas empresas que anunciam na rede são os links patrocinados, portais que vendem pacotes fechados, programa de afiliados que intermeiam os serviços entre anunciante e empresas, sites e Blogs que cobram valores mensais para veicular seus anúncios e pelo Facebook, o qual cobra por cada clique dado no anúncio.


Independente do meio que o anúncio é divulgado na internet todas as empresas que utilizam a rede para divulgar sua marca ou produtos tem um mesmo objetivo a ser alcançado, performance. Sendo a campanha de branding ou não, o que toda anunciante busca é atingir a maior parcela possível de seus públicos-alvos.


A procura pelo melhor desempenho, ou seja, o ROI (retorno de investimento) tem atraído para um tipo de publicidade online cada vez mais crescente na internet, a segmentação de audiência.


A publicidade para audiências segmentadas tem ferramentas eficientes para atingir mais diretamente o público alvo, como o Hyper fine tuning, landing pages, cross sell e up sell e o RTB (Real Time Bidding).


E por falar em audiência segmentada, a publicidade vem entrando também nas chamadas redes sociais (Twitter, Orkut, Facebook, Myspace). Por terem um relevante impacto e pela proximidade com o consumidor através de ações, os investimentos aumentaram e são mais uma prova que mesmo com o passar do tempo a publicidade na internet continua se reinventando e achando novos espaços e ferramentas para ser trabalhada.


Por Fabrizio Bruzetti, Managing Director da Adnetik Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário