Operação dará à Embrapar (do Grupo Telmex) o controle total da operadora de TV por assinatura
A Embratel Participações (Embrapar) e a Net comunicaram à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite desta terça-feira, 18, o pedido feito à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a obtenção do controle majoritário da operadora de TV por assinatura. Com esse movimento, a Embrapar (controlada pelo Grupo Telmex, de Carlos Slim) adquire as ações pertencentes à GB Empreendimentos e Participações (da Globo Comunicação e Participações) e passa a deter a maior parte do capital da Net.
A Embrapar é controladora da Embratel. E a GB, da Globo, detém, atualmente, 51% do capital votante da Net Serviços de Comunicação. Com a aquisição, a Globo deixa de controlar a Net, o que consolida a presença da Telmex/América Móvil nas três operações brasileiras - Embratel, Claro e Net. O movimento já era esperado desde a publicação da Lei 12.485/2011, de 12 de setembro. A Telmex sempre deixou clara a intenção de adquirir o controle da Net e a Globo, por sua vez, já havia sinalizado que não teria objeções ao negócio.
A rede da Net está presente em 99 cidades brasileiras e é tida como a maior empresa multisserviços (TV a cabo, telefonia e banda larga) da América Latina. Segundo a própria empresa, detém 41,5% do market share de TV por assinatura e 25,4% da fatia de banda larga no Brasil.
Telefônica
Assim como o fez a Embratel com a Net, a Telefônica deve fazer movimento semelhante para formalizar o controle total da TVA. A TVA é controlada pelo Grupo Abril e, em São Paulo, onde é concessionária, a Telefônica tem 19,9% das ações da empresa. Com a lei, a Abril deve vender o controle da TVA para a Telefônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário